Abiquim

Troca de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente acontece durante encontro com empresas do setor químico

Redação/Assessoria
16/04/2019 09:16
Visualizações: 922

A Abiquim sediou o primeiro encontro entre os representantes dos polos industriais, que abrigam empresas do setor químico, no último dia 2 de abril. Participaram do encontro o diretor executivo da Associação de Empresas de Campos Elíseos (Assecampe), Jorge Rezende; o gerente-executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento do Polo de Cubatão (CIDE), Valmir Ruiz; o superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Comitê de Fomento do Polo de Camaçari (Cofic), Aurinézio Calheira; o gerente-executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Francisco Ruiz; e o diretor executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo de Triunfo (Cofip RS), Sidnei dos Anjos.

Na ocasião os representares apresentaram a estrutura organizacional e as ações desenvolvidas por cada comitê. Segundo o gerente executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, o objetivo do grupo foi criar uma pauta executiva, com temas comuns aos polos, que possam ser trabalhados conjuntamente, a partir da troca de experiências e da criação de oportunidades de utilizar ideias já desenvolvidas, de modo a abreviar a implantação, salvaguardando sempre as condições de cultura locais.

A assessora Técnica da Comissão de Gestão do Atuação Responsável da Abiquim, Yáskara Barrilli, participou da reunião e apresentou o trabalho desenvolvido pela comissão e ressaltou a importância dos trabalhos nos Núcleos de Multiplicação como forma de difundir as boas práticas entre as empresas de cada região e das ações junto aos órgãos ambientais e corpo de bombeiros para a valorização do Programa Atuação Responsável®.

Segundo Francisco Ruiz, os polos brasileiros têm características parecidas como: comunidades e vizinhos no entorno das instalações; relacionamento com o poder público; legislações federais, estaduais e municipais; melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente; sinergia nos negócios.

Novos encontros entre representantes dos polos industriais serão realizados para novas discussões sobre esses temas, por meio de vídeo conferência.

"Diferentemente do que praticam os clusters industriais químicos europeus, que tratam mais de negócios e da cadeia de valor, e estão totalmente integrados ao CEFIC (European Chemical Industry Council), os nossos Comitês e Associações têm foco maior em saúde, segurança e meio ambiente, o que está muito certo, mas pouco interagem entre si formalmente, não se aproveitando às vezes das experiências vitoriosas de um grande Polo, como o que o Cofic representa, e nem da grande experiência do Processo Apell, da Assecampe, por exemplo. Além disso, alguns conglomerados industriais químicos brasileiros ainda não têm um estatuto e uma associação local que os represente, o que dificulta que o setor nas questões locais de seus Polos possa, junto com a Abiquim, defender e participar de questões relativas à cadeia de valor e da interação com as comunidades e poder público de seus municípios e estados", finaliza Francisco Ruiz.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.