Infraestrutura

Três portos europeus da Ligúria, participam da Intermodal South América

A Itália e o Mediterrâneo representam um estratégico ponto de referência para o comércio Brasil-Europa. Os Portos da Região Ligúria totalizam 28 partidas por mês para o Brasil, um tráfego de cem mil contêineres por ano e mais de um mi

Redação
05/04/2010 07:05
Visualizações: 540

A Itália e o Mediterrâneo representam um estratégico ponto de referência para o comércio Brasil-Europa. Os Portos da Região Ligúria totalizam 28 partidas por mês para o Brasil, um tráfego de cem mil contêineres por ano e mais de um milhão de toneladas de mercadorias para a América do Sul.  

A participação dos Portos da Ligúria, na Intermodal South América 2010, foi coordenada pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior-ICE, junto com a Região Ligúria da Itália e a Associação dos Portos da Região Ligúria.

O  Intermodal South América  2010 acontece de 6 a 8 de abril 2010, das 13h às 21h, no Transamérica Expo Center - São Paulo O objetivo desta participação é criar uma ponte com os mais representativos empreendedores estabelecidos na Região Ligúria, vista no Brasil como a porta de entrada para o acesso aos mercados do sul da Europa e perfeitamente inserida nas rotas com o Extremo Oriente, atendidas por navios full-conteiner e servidos por hub port e navios feeders, capazes de garantir uma distribuição bastante capilar.

A presença da Região Ligúria no evento reforça os laços históricos Brasil e Itália e a importância comercial entre eles.   A Região Ligúria é o principal polo portuário italiano e um dos maiores de todo o Mediterrâneo. Os portos de Gênova, La Spezia e Savona desenvolveram ao máximo a sua favorável posição geográfica,  estrategicamente localizada no centro da importante área industrial e comercial do norte da Itália e do Sul da Europa, colocando a serviço dos usuários e das mercadorias, a experiência e profissionalismo de uma secular tradição marítima e portuária.  

 

Hoje os Portos da Ligúria são escalas eficazes, que dispõe de cerca de 50 terminais privados em operação, equipados para acolher todos os tipos de navios e para qualquer tipo de mercadoria: contêineres, mercadorias várias, produtos perecíveis, metais, produtos florestais, granéis sólidos e líquidos, produtos  petrolíferos e passageiros, tanto de cruzeiros como de transporte marítimo local.   Além disso, os três portos oferecem uma série de serviços complementares, que vão de reparos navais à telemática. Tanto o tráfego de passageiros como o de mercadorias aumentaram sensivelmente nos últimos anos.

Os Portos da Ligúria (Gênova, Savona e La Spezia) movimentam mais de 93 milhões de toneladas de carga geral, 3,3 milhões de TEU’s e 4,5 milhões de passageiros.  

Nos três portos lígures funcionam 50 terminais operadores, que oferecem uma ampla gama de serviços e têm, à disposição, no interior das áreas portuárias:    250.000 m2 de armazéns;   200 km de trilhos ferroviários; 4 milhões de m2 de áreas operacionais.

 Os portos lígures operam no mundo dos transportes internacionais com pleno conhecimento do alto padrão de qualidade exigido. Hoje oferecem serviços de elevado padrão de qualidade e eficiência, como o testemunham o rápido crescimento do tráfego de carga, a presença de serviços regulares por parte de todas as maiores companhias de navegação internacional e o crescimento do portfólio de clientes.

 

  Paralelamente, também o serviço de logística e transporte a serviço dos portos apresentou progressos, graças à potencialização das infra-estruturas, à racionalização dos procedimentos de gestão e à abertura da rede ferroviária aos operadores privados.  

 

Tudo isto permite, hoje em dia, aos Portos da Ligúria, servirem todo o interior do Norte da França à Europa do Leste, e serem competitivos em mercados tradicionalmente servidos pelos portos do Norte da Europa, fato inimaginável há poucos anos atrás.  

 

Para Giovanni Sacchi, diretor do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, no Brasil, a Itália e o Mediterrâneo representam um estratégico ponto de referência para o comércio Brasil-Europa. A presença da Região Ligúria no evento reforça os laços históricos entre o Brasil e a Itália, bem como a importância comercial e econômica entre as referidas regiões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23