Reconhecimento

Três pesquisadoras recebem o 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química

Professoras da UFRJ e da UFPA e profissional da Petrobras levam a premiação que valoriza a participação feminina e a diversidade na ciência

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/05/2023 14:39
Três pesquisadoras recebem o 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química Imagem: Divulgação Visualizações: 2268

O 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química celebrou nesta terça-feira três grandes nomes da ciência no país. As vencedoras são Evelin Andrade Manoel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joyce Kelly Rosário da Silva, da Universidade Federal do Pará, e Aline Machado de Castro, da Petrobras.

O prêmio é oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com apoio da ACS Publications, da CAS (uma divisão da ACS) e de instituições científicas brasileiras. A premiação foi realizada em Águas de Lindoia (SP), durante a 46ª Reunião Anual da SBQ.

"A cada ano, este prêmio se consolida como um reconhecimento ao trabalho de grandes pesquisadoras e cientistas brasileiras, além de destacar a participação feminina e a diversidade neste campo no país", disse Denise Ferreira, gerente nacional do CAS no Brasil. "Para a Sociedade Americana de Química, é um grande privilégio promover e fazer parte desta ação, que esperamos sirva de incentivo e inspiração para todas as mulheres que se dedicam à ciência no Brasil."

Conheça as vencedoras

Líder Acadêmica: Evelin Andrade Manoel é professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 2017. Ela integra o Comitê Institucional CNPq-PIBIC/UFRJ, representando o Centro de Ciência e Saúde da UFRJ. A professora tem experiência nas áreas de Química Orgânica, Bioquímica e Engenharia Bioquímica com ênfase em Bioquímica e Biotecnologia aplicada a Fármacos e Cosméticos. Além disso, ela é editora e revisora de vários periódicos da área. Recentemente, ela registrou uma patente para a produção de um novo medicamento.

Líder na Indústria: Aline Machado de Castro é bacharel em engenharia química, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é autora de 108 artigos científicos indexados e inventora de 24 famílias de patentes. Sua carreira como pesquisadora é baseada no desenvolvimento de processos sustentáveis para a indústria, incluindo rotas para biorrefinarias, reciclagem de plásticos e captura e conversão de CO². Além de atuar como profissional sênior e consultora da Petrobras, a pesquisadora é autora de livros infantis sobre educação ambiental e colabora com escolas e ONGs em projetos sociais de divulgação científica.

Líder Emergente: Joyce Kelly Rosário da Silva é professora associada do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Publicou 100 artigos científicos e desenvolve estudos em produtos naturais com foco na composição química e propriedades biológicas de óleos essenciais da Amazônia, compostos voláteis produzidos por plantas durante interações ecológicas e biologia molecular de plantas.

Cada vencedora recebeu um prêmio em dinheiro no valor equivalente a R$ 10 mil, uma ID do SciFinder válida por um ano, uma associação à ACS por um ano, um certificado de e inscrição gratuita em um curso oferecido pelo Instituto ACS.

Sobre a American Chemical Society:

A American Chemical Society é uma organização sem fins lucrativos registrada pelo Congresso dos Estados Unidos. Com mais de 150 mil membros, a ACS é a maior sociedade científica do mundo e uma das principais fontes de informação científica autorizada. Para obter mais informações, visite acs.org

Sobre a Sociedade Brasileira de Química:

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi fundada em 1977 com o objetivo promover o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento em química no Brasil. Para obter mais informações, visite sbq.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.