Mobilidade Sustentável

Trem com menor consumo de energia é a proposta da Siemens para as ligações regionais

Um novo modelo de trem para viagens regionais e intermunicipais, capaz de reduzir de 10% a 25% o consumo de energia, é a proposta da Siemens para a mobilidade verde nas cidades brasileiras. A empresa, líder mundial em transporte para os segmentos metro-ferroviário e de trens de alta velocidade, t

Redação
24/09/2010 14:52
Visualizações: 316

Um novo modelo de trem para viagens regionais e intermunicipais, capaz de reduzir de 10% a 25% o consumo de energia, é a proposta da Siemens para a mobilidade verde nas cidades brasileiras. A empresa, líder mundial em transporte para os segmentos metro-ferroviário e de trens de alta velocidade, traz para o Brasil o Desiro ML, um expresso regional rápido que pode ser usado em todo o País, inclusive para a ligação de regiões centrais a aeroportos, unindo economia, segurança e sustentabilidade.
 

O sistema desse trem é alimentado por eletricidade, considerada uma fonte de “energia limpa”, evitando a emissão de toneladas anuais de CO2 na atmosfera, e contribuindo para a redução do efeito estufa. Diminui o consumo de energia porque possui um sistema de gerenciamento ativo dos motores de tração, bem como, um sistema de reaproveitamento da energia resultante da frenagem, na aceleração dos veículos.
 

Este veículo está em operação na República Tcheca, Alemanha, Grécia, Suíça, Malásia, Bélgica e Inglaterra. “O Desiro ML é uma excelente solução para os trens regionais e com sua tecnologia, pode perfeitamente atender a demanda dos principais estados brasileiros, inclusive, já existe um estudo preliminar para a ligação da capital paulistana a cidade de Santos”, afirma Juarez Barcellos Filho, gerente de Vendas da Siemens Mobility.
 

O Desiro ML tem capacidade para transportar de 184 até 384 passageiros sentados (dependendo da configuração de assentos dos carros), e poderia realizar este trajeto em cerca de 45 a 50 minutos. Os principais benefícios incluem ainda equipamentos de vídeo-vigilância, proteção contra impacto e casos de incêndio, sistema de informação visual para os passageiros, ar condicionado, passagem entre os carros, além de corredores e espaços bem planejados, que oferecem aos passageiros uma agradável sensação de segurança.

 

A solução atende às principais normas internacionais de segurança (TSI, prEN, DIN, EBA). “O Desiro ML é uma solução operacionalmente adequada para o transporte de passageiros nas cidades brasileiras, pois possui alta capacidade de adaptação (flexibilidade), elevada disponibilidade e reduzidos custos de manutenção”, completa.
 

Desiro ML
 

É um veículo extremamente seguro, pois possui três sistemas de freios independentes: regenerativo, pneumático e eletromagnético. Pode ser ajustado de acordo com as necessidades operacionais de cada cliente, permitindo diferentes possibilidades de configuração, podendo-se formar composições de dois até quatro carros, com tração múltipla, e capazes de operar a uma velocidade máxima de 160 km/h.
 

O veículo é extremamente confortável e silencioso, possui design moderno e atrativo (interior e exterior), áreas iluminadas e aconchegantes, embarque facilitado e desobstruído para os passageiros, em especial para os idosos, cadeirantes e carrinhos de bebê, por meio de três diferentes configurações de altura do piso, e variável número de portas de acesso.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13