Oportunidade

Treinamento Técnico em processos de manufatura no ITA com bolsa da Fapesp

Redação/Assessoria Fapesp
26/03/2019 10:10
Visualizações: 1338

Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP foi aberta para o projeto “Design for residual stress (DRS) na manufatura de engrenagem: uma abordagem indústria 4.0”, desenvolvido pelo Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de março de 2019.

A oportunidade tem como foco a elaboração e a validação de modelo preditivo de tensão residual gerado na manufatura de engrenagem. Haverá interação com pesquisadores internacionais.

Para essa tarefa, o estudante desenvolverá conhecimentos nas áreas de análise estrutural, processos de fabricação, elementos de máquinas, experimentação e análise de falhas. O bolsista terá ainda a oportunidade de se envolver diretamente com softwares específicos, equipamentos e com trabalhos relacionados à engenharia de transmissões por engrenagens.

São exigidos para a vaga conhecimento sobre o método de elementos finitos, propriedades de materiais metálicos e processos de manufatura, além de inglês avançado. Os interessados podem se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, o professor Alfredo R. de Faria (andrelro@ita.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2745.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25