PD&I

Treinamento em Londres para comercializar tecnologias e inovações tem o apoio da FAPESP

Redação/Fapesp
16/11/2016 11:32
Treinamento em Londres para comercializar tecnologias e inovações tem o apoio da FAPESP Visualizações: 1040

Um grupo de 15 pequenos empresários do Estado de São Paulo viajará na última semana de novembro para Londres (Inglaterra) para participar de um programa de treinamento voltado a capacitá-los para comercializar as tecnologias e inovações que estão desenvolvendo por meio de projetos apoiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP. 

Eles foram selecionados para participar do programa Leaders in Innovation Fellowships (LIF), oferecido pela Royal Academy of Engineering, da Inglaterra, em parceria com a FAPESP no âmbito do Newton Fund – fundo de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes do governo do Reino Unido. 

O grupo de 15 empreendedores com projetos apoiados pelo PIPE será o terceiro enviado pela FAPESP para participar do programa de treinamento. 

No início de 2015, uma turma com 28 empresários, também com projetos apoiados pelo PIPE, foi selecionada pela coordenação do programa para participar do curso. E, no final de novembro de 2015, uma segunda turma, composta por 15 pesquisadores com projetos PIPE, realizou o treinamento. 

“O Programa PIPE da FAPESP financia atualmente cerca de 200 projetos que estão em curso. E esse número vem crescendo”, disse Fábio Kon, membro da coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP, durante o encontro. 

“Há grandes cientistas e tecnólogos com projetos apoiados pelo PIPE que desenvolvem tecnologias e pesquisas muito interessantes, mas que muitas vezes têm dificuldade para introduzi-las no mercado e desenvolver seus modelos de negócios. São exatamente essas lacunas que esse programa de treinamento ajuda a preencher”, avaliou Kon. 

Com duas semanas de duração, o programa da Royal Academy of Engineering tem o objetivo de capacitar jovens pesquisadores e potenciais empreendedores de países em desenvolvimento em vias de comercializar novas tecnologias criadas a partir de suas pesquisas. 

Na primeira semana do programa, os participantes receberão um treinamento em modelagem de negócios por especialistas independentes, com forte histórico de atuação em empreendedorismo em tecnologia e em startups – empresas nascentes de base tecnológica. 

Já na segunda semana, participarão de sessões de treinamento em negociação, liderança, finanças, regulação de mercado, apresentação em público do próprio negócio (pitching), negociação e habilidades de comunicação e enfrentarão um desafio real de mercado apresentado por uma empresa britânica. 

A ideia é que, ao final do curso, os participantes desenvolvam um plano de comercialização para suas inovações, com apoio de especialistas, e que tenham acesso a uma rede internacional de inovadores e mentores para colocar seus modelos de negócios em prática. 

“O treinamento promove uma mudança de mentalidade e me estimulou a desenvolver um modelo de comercialização da tecnologia que estamos criando não só para o Estado de São Paulo ou para o Brasil, mas global”, disse Rogério Junqueira Machado, diretor da empresa Reciclapac, que integrou a segunda turma do curso, à Agência FAPESP.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.