Foram descarregados na terça-feira (30), na nova instalação da Brasil Terminal Portuário (BTP), em construção no Porto de Santos, os dez transtêineres (usados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem) que entraram no cais santista no início da tarde do último sábado (27).
O carregamento chegou na quinta-feira (25) e integra os equipamentos que serão utilizados no empreendimento que está sendo erguido na região da Alemoa, na entrada do complexo santista.
As máquinas vieram ao Brasil a bordo do navio Zhen Hua 20, que partiu de Xangai, no Sudeste da China. Elas foram produzidas pela ZPMC, fabricante de equipamentos portuários chinesa que concentra cerca de 30% desse mercado no mundo.
O cargueiro fundeou na Barra de Santos na última quinta-feira, porém sua entrada no complexo santista aconteceu somente no sábado para não atrapalhar a largada da Regata Santos-Rio - que foi realizada no litoral de Guarujá (uma das cidades da região onde instalações portuárias) na sexta-feira (26).
A passagem da embarcação pelo canal marítimo não precisou de nenhuma estratégia específica, já que os transtêineres são de pequeno porte. O desembarque dos equipamentos no terminal também é simples, já que eles se locomovem sobre as próprias rodas. O procedimento envolve a colocação de chapas de aço entre o deque do navio e o costado do terminal da BTP, para que os transtêi-neres se movimentem sobre a estrutura.
De acordo com a Brasil Terminal Portuário, o desembarque será feito de cinco em cinco equipamentos. Cada etapa levará em torno de duas horas.
Ao todo, a empresa receberá quatro lotes de equipamentos, que chegarão até o final do ano. Serão oito portêineres (aparelhos usados no transporte da carga entre o cais e o navio) e 26 transtêineres. Até agora, quatro portêineres e 18 transtêineres - incluindo os que serão descarregados hoje - já chegaram ao Porto.
O novo empreendimento da Brasil Terminal Portuário entrará em operação no primeiro trimestre do próximo ano. A instalação vai movimentar con-têineres e graneis líquidos.
A empresa foi criada a partir de uma joint-venture entre a Terminal Investment Limited (TIL, empresa do grupo controlador da armadora Mediterranean Shipping Company, a MSC) e a APM Terminals (do Grupo A.P. Moller-Maersk, proprietário da armadora Maersk).
A implantação de suas instalações representou um investimento de R$ 1,8 bilhão, que envolveu tanto a remediação da área (no local, funcionava o antigo lixão do Porto de Santos) como a construção do cais, dos pátios de cargas, de tanques, prédios administrativos e gates de acesso.