Transporte hidroviário recebe investimentos por todo o país
O transporte hidroviário no Brasil deverá receber investimentos tanto do governo federal quanto dos empresários do segmento ao longo de 2006. Novas embarcações, obras de infra-estrutura, manutenção e licitações são algumas das novidades do setor. De acordo com o Departam...
Redação
13/04/2006 00:00
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O transporte hidroviário no Brasil deverá receber investimentos tanto do governo federal quanto dos empresários do segmento ao longo de 2006. Novas embarcações, obras de infra-estrutura, manutenção e licitações são algumas das novidades do setor. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), existem no País, cerca de 391 empresas atuam no transporte de carga por hidrovias nos mais de 10 mil quilômetros de hidrovias em operação. São transportados cerca de 45 milhões de toneladas de cargas ao ano e, se todas as hidrovias potenciais do país estivessem em operação, totalizariam 28 mil quilômetros, permitindo um transporte estimado de 120 milhões de toneladas. A Navegação Aliança , que opera entre o Porto de Rio Grande e Porto Alegre, investiu R$ 15 milhões na construção de um navio de navegação para hidrovia. A empresa prevê ainda outros R$ 4 milhões em manutenção de outras embarcações do grupo, com total de 18 embarcações. A empresa transporta soja, madeira, cevada, trigo e fertilizantes. Ao ano são dois milhões de toneladas de mercadorias transportadas. No Estado do Amazonas, o Grupo Bertolini é responsável pelo transporte de toda a produção de soja do Centro-Oeste do grupo Cargill , que é escoado pela hidrovia do rio Madeira até o porto graneleiro de Itacoatiara, no oeste do Amazonas e segue para a Europa e os Estados Unidos. A empresa está construindo 24 balsas, enquanto aguarda aval do BNDES para aprovar projeto de R$ 60 milhões. O empréstimo visa a construção de mais 18 balsas graneleiras e outras seis carreteiras. O grupo investiu R$ 4 milhões para abrir o estaleiro Beconal, Bertolini Construção Naval . A companhia planeja atingir 1,1 milhão de toneladas de grãos transportados este ano, 20% acima de 2005. Na Hidrovia Tietê-Paraná os investimentos este ano são de R$ 7,6 milhões, destinados para infra-estrutura. Serão contempladas obras de proteção de pilares e ampliação de vãos das pontes das rodovias que passam sobre a hidrovia, além do aumento do calado (profundidade), que vem sendo realizado desde o último ano. A previsão para este ano em movimentação de carga é de um crescimento de mais de 10% em comparação com o ano passado. Em 2005 foram transportados 3,5 milhões de toneladas na hidrovia. Já na Hidrovia do São Francisco, os investimentos são da ordem de R$ 3,2 milhões em obras e manutenção. A previsão era receber este ano R$ 5,5 milhões do governo federal, mas o aporte não foi autorizado. A hidrovia vai de Pirapora (MG), passando por Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Nessa hidrovia são transportados, dentre outros produtos, soja e milho e, em Minas Gerais, minério, que está fora de serviço atualmente.
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