Logística

Transpetro visa expandir operações ship to ship no ES

Companhia assina memorando de entendimento com Grupo Imetame para analisar operação de empreendimento portuário no estado.

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
13/01/2025 06:14
Transpetro visa expandir operações ship to ship no ES Imagem: Divulgação Imetame Visualizações: 1640

A Transpetro analisa ingressar em um novo projeto de infraestrutura portuária que está sendo implantado no Espírito Santo para expandir suas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship). Conduzido a partir de um memorando de entendimento firmado com o Grupo Imetame, o acordo visa o arrendamento pela Transpetro de dois berços de atracação no porto multipropósito que está sendo construído pela Imetame no município de Aracruz.

Com essa nova infraestrutura, a Transpetro poderá oferecer operações ship to ship com navios atracados pela primeira vez no estado. O objetivo é oferecer ao mercado uma nova alternativa para o escoamento do petróleo da Bacia de Santos, da Bacia de Campos e do Espírito Santo, contribuindo com a otimização das exportações do país. A medida vai ampliar a carteira de soluções logísticas da Transpetro e fortalecer sua posição como a líder no mercado brasileiro de operações ship to ship.

"Estamos avaliando essa parceria para expandir as soluções logísticas no Espírito Santo, atendendo às demandas do setor de óleo e gás. O estado tem localização estratégica, favorecendo rotas de embarcações e fluxo de produtos. A partir da concretização do acordo com a Imetame, poderemos ampliar nosso alcance estratégico, especialmente no Sudeste, próximo às Bacias de Campos e de Santos e ao Espírito Santo", destaca o gerente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo.

"Nosso complexo portuário está com a construção em andamento, e nosso objetivo é oferecer serviço de qualidade para os usuários. Para isso, não basta aumentar a capacidade operacional do sistema portuário, mas desenvolver parcerias com expertise operacional nos segmentos de carga que serão movimentados no Porto. Essa parceria que poderá se consolidar em 2025 com a Transpetro está alinhada à nossa expectativa de iniciar as operações com alta performance, de forma segura e sustentável. Acreditamos na consolidação deste acordo, e para isso, envidaremos todo esforço necessário para que a Imetame Logística Porto agregue valor a toda a cadeia de óleo e gás", afirma o CEO da Imetame Logística Porto, Gilson Pereira (foto).

O acordo entre as empresas passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais. As etapas seguintes contemplam a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses, com expectativa de conclusão até o final do primeiro semestre de 2025.

O empreendimento em avaliação

O projeto em construção pelo grupo Imetame contará com dois píeres com estruturas para atracação de navios de grande porte. Na primeira fase, a infraestrutura atenderá embarcações da classe Suezmax, com capacidade de 1 milhão de barris e profundidade de 17 metros. Na segunda fase, o berço estará apto a receber navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade de 2 milhões de barris e profundidade de 25 metros. O empreendimento será vizinho ao Terminal de Barra do Riacho (TABR), operado pela Transpetro.

Líder em operações ship to ship

A Transpetro se destaca como a líder no mercado brasileiro de operações ship to ship (transbordo de petróleo e derivados entre navios) e está entre os maiores provedores mundiais deste serviço. A empresa opera em 13 localidades no Brasil (Coari, Manaus, Codajás, Novo Remanso, Itacoatiara, São Luís, Mucuripe, Pecém, Suape, Baía de Todos os Santos, Angra dos Reis, São Sebastião e Rio Grande), respondendo por 70% da operação nacional só em 2024.

Esse domínio reflete a presença da Transpetro de norte a sul do país e sua capacidade de atender às necessidades logísticas do setor de óleo e gás com eficiência e segurança. Essa opção logística, que dispensa a descarga e armazenagem de granéis líquidos em tancagem em terra, pode reduzir os custos da movimentação dos produtos em até 30%.

A companhia segue avaliando a participação em outros projetos no Brasil, alinhada à premissa de retomar o crescimento dos seus investimentos e parcerias.

Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

Sobre a Imetame - O Grupo Imetame possui 44 anos de existência, e é composto por um conjunto de empresas com mais de 4.500 colaboradores, com sede em Aracruz, Espírito Santo, que atua em mercados como metalmecânico, rochas ornamentais, energia e óleo e gás.

O empreendimento Imetame Logística Porto, em plena construção, será um Complexo de Terminais Privados, modelado para atender aos mais diversos setores produtivos, incluindo terminais especializados para diferentes tipos de cargas e serviços, como contêineres, granéis sólidos, carga geral e granéis líquidos e gases.

Com profundidade inicial de 17 metros, chegando a 25 metros em etapa posterior, terá infraestrutura para receber os maiores e mais modernos navios do mundo no Espírito Santo, criando alternativas para as linhas de longo curso. As obras de construção do porto estão em estágio avançado com previsão de ter uma estrutura inicial de teste das operações no segundo semestre de 2025 e entrada em operação com toda as autorizações pelos órgãos anuentes, certificação ISPS Code e Alfandegamento em meados de 2026.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.