Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
A Transpetro realizou, nesta quinta-feira (20/07), um treinamento que simulou uma situação de vazamento de petróleo em um duto da companhia na região do bairro Jardim Luzitânia, em Ribeirão Pires (SP). A atividade exercitou a resposta da companhia a esse tipo de emergência, envolvendo a comunidade e órgãos parceiros.
As equipes atuaram como se estivessem combatendo um caso real, realizando ações operacionais para conter o vazamento e na evacuação de moradores da região. A companhia também treinou medidas de combate à poluição, ações preventivas contra incêndio e atendimento às vítimas. Também foram analisados os processos de comunicação entre os órgãos envolvidos, a eficácia de acionamento das equipes, dos materiais e equipamentos necessários ao controle da emergência.
O exercício faz parte de um cronograma regular de treinamentos realizados pela Transpetro, que visam testar continuamente as estratégias e a efetividade das ações de resposta. "O propósito é aperfeiçoar a interação com os órgãos públicos parceiros e com as comunidades, treinar nossos fluxos e equipes, verificar todo o processo de comunicação, buscando sempre a segurança das pessoas e do meio ambiente", afirma a gerente de Manutenção das Faixas de Dutos e Terminais de São Paulo, Adriana Andrade (foto).
A atividade contou com a participação de diversos parceiros como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, Cetesb e Polícia Militar.
A Transpetro reforça seu compromisso em manter elevados padrões de segurança em todas as suas operações atuando de forma responsável e sustentável nas regiões onde está presente.
Fale Conosco
22