Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
A Transpetro realizou, nos dias 29 e 30 de junho, a primeira operação de transferência de petróleo entre navios (Ship to Ship) no Porto do Itaqui, no Maranhão. A companhia já realizava transbordo de diesel e gasolina no Terminal de São Luís. Com a operação, o Porto do Itaqui volta a movimentar petróleo após 40 anos, o que demonstra a relevância da operação.
Na oportunidade, o navio liberiano Marlin transferiu 18 milhões de litros de petróleo para o navio Nave Atria, de bandeira panamenha. O petróleo descarregado é procedente dos campos terrestres de Urucu, em Coari (AM). O volume movimentado seguiu para o porto de São Sebastião (SP) para suprir as refinarias da Petrobras.
“O Terminal de São Luís está desempenhando um papel crucial no escoamento da produção do petróleo em Urucu. Isso se deve à versatilidade das operações Ship to Ship, que permitem a transferência eficiente de diferentes tipos de cargas líquidas”, afirma o gerente do Terminal de São Luís, José Alisson Sousa e Silva.
“Operações dessa natureza demonstram o preparo da companhia para novas oportunidades de negócio e estão alinhadas com a nossa estratégia de crescimento”, acrescenta o gerente setorial de Operações do Terminal de São Luís, José Carlos de Souza Júnior.
A Transpetro se destaca como líder de mercado em operações Ship to Ship no Brasil e figura entre os maiores provedores mundiais deste serviço. Essa opção logística pode reduzir os custos de transporte no modal marítimo em até 30%.
Fale Conosco
21