Negócio

Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e empurradores

Novo modal vai permitir à companhia ampliar o rol de soluções logísticas para os clientes e atender mercado de fornecimento de bunker nos portos brasileiros.

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
20/10/2025 09:14
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e empurradores Imagem: Divulgação Visualizações: 1212

A Transpetro lança, nesta segunda-feira (20/10), licitação pública para a aquisição de 18 barcaças e 18 empurradores. A encomenda integra a estratégia da companhia de entrada no modal logístico de navegação interior para o transporte de combustíveis nos principais portos da costa brasileira. A iniciativa está em linha com o plano de ampliação e diversificação dos negócios da empresa.

Das 18 barcaças a serem contratadas, dez terão capacidade de 3 mil toneladas de porte bruto (TPB) e oito, de 2 mil toneladas de TPB. O novo negócio posicionará a Transpetro como uma das maiores operadoras de barcaças para transporte de derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil nos próximos anos.

Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a expectativa é que a licitação mobilize os estaleiros brasileiros em torno dessas novas contratações.

 "A Transpetro segue o compromisso de oferecer demandas perenes para a indústria naval brasileira. Nossa entrada no modal de navegação interior amplia e robustece a capacidade das nossas operações, com atuação em toda a costa brasileira. Com isso, a Transpetro oferece novas soluções logísticas aos mais de 170 clientes da companhia", afirma Bacci.

O mercado de barcaça no Brasil movimenta, por ano, um volume total de aproximadamente 10 milhões de toneladas de petróleo e derivados.  

"Como empresa multimodal, buscamos expandir continuamente nossa atuação por meio da integração entre diferentes modais logísticos. Nosso plano é incrementar a infraestrutura já existente com novas soluções de transporte, ampliando a capacidade de atendimento. Nós seremos um grande player nesse modal", destaca o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães (foto)

Novo edital

A licitação será dividida em seis lotes. Três deles para contratação das barcaças e outros três para contratação de empurradores. Conforme o edital, as barcaças devem permitir o transporte de um ou mais derivados de petróleo (modelos com e sem segregação), e incorporar tecnologias modernas. As embarcações têm previsão de entrada em operação em 2026. A concorrência permite que um estaleiro vença mais de um lote.

O edital está disponível no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. A licitação é aberta e permite a participação de empresas que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos no edital. Os estaleiros interessados terão 45 dias para apresentar suas propostas.

Sobre a Transpetro - Operadora de 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), de cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e de 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras e a maior empresa de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.