O Programa Transformar será anunciado durante o Bahia Oil & Gas Energy 2024 e é um convênio com a prefeitura de Madre de Deus.
Redação TN Petróleo/AssessoriaPatrocínio de cobertura:
A Transpetro lançará nesta quarta-feira (22/5), em Salvador (BA), o programa Transformar, iniciativa social que visa melhorar as condições de empregabilidade dos moradores do entorno de suas operações por meio de ações de qualificação profissional. A implementação do projeto se dará a partir de convênio que será assinado com a prefeitura de Madre de Deus durante a abertura do Bahia Oil & Gas Energy 2024, às 14h30, no Centro de Convenções (Pavilhão A). A companhia já executa o Transformar em São Sebastião (SP).
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, participará da assinatura e destaca a relevância desse programa corporativo que tem foco no desenvolvimento social e fortalece economicamente a comunidade local de Madre de Deus.
"A Transpetro está comprometida com as regiões onde atua e, neste projeto, soma esforços com o poder público para capacitar as pessoas e gerar novas oportunidades profissionais. Vamos atuar como propulsores dessa transformação com atenção aos que estão em situação de maior vulnerabilidade social. Apostamos na educação como instrumento transformador de vidas", ressalta.
O diferencial desse programa é o trabalho de base que considera o levantamento das necessidades deste território, o mapeamento dos perfis dos trabalhadores, as demandas de vagas da indústria, a perspectiva de novos investimentos, o levantamento e definição das necessidades de formação, entre outros fatores. Esse conjunto de informações tem o objetivo de mitigar a migração dos trabalhadores e ampliar as chances para que o emprego permaneça na região.
Liderança no Ship to Ship
Também durante o Bahia Oil & Gas Energy, a Transpetro vai compartilhar conhecimentos sobre uma das operações logísticas de maior destaque para os mais de 160 clientes da companhia. As operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (Ship to Ship) cresceram 33% em 2023 quando comparado a 2022, totalizando 873 manobras em todo país. Essa opção logística é capaz de reduzir em até 30% os custos de transporte envolvidos no modal marítimo.
Nessa linha de negócios, a atuação na Baía de Todos os Santos (Bahia) a partir do Terminal de Madre de Deus (Temadre) é estratégica para a empresa. A Transpetro é líder de mercado nesse tipo de operação no Brasil e um dos maiores provedores de Ship to Ship do mundo.
Presença da Transpetro no evento
A Transpetro é uma das patrocinadoras do Bahia Oil & Gas Energy 2024, evento que reúne 230 empresas e startups ligadas ao setor. A companhia estará presente na exposição com o estande "Vamos aonde o Brasil Precisar" para a divulgação de suas principais ações no mercado. Os visitantes poderão ter uma experiência imersiva e interativa com as operações e serviços prestados pela Transpetro.
A companhia patrocina com exclusividade o Supply Meeting by Transpetro, que promoverá intercâmbios comerciais entre empresas nacionais e internacionais, compradoras e fornecedoras do setor, e o espaço Seção Técnica by Transpetro, dedicado aos trabalhos técnicos.
Das apresentações programadas, nove serão realizadas por trabalhadores da Transpetro, além de sessões pôster, o que representa 30% de todo conteúdo compartilhado no espaço.
O compromisso da Transpetro com a diversidade será expandido para o evento a partir do oferecimento de um serviço de apoio à amamentação no local. A companhia irá equipar a sala de lactação com freezer para armazenamento do leite coletado pelas visitantes durante o evento, além de fornecer um folheto com orientações para as lactantes. Os espaços de apoio à maternidade estão sendo instalados em todos os terminais da Transpetro.
Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 35 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.
Sobre Bahia Oil & Gas 2024 - Na sua segunda edição, os organizadores da feira estimam a participação de 10 mil visitantes de pelo menos 15 países. Uma meta é superar os quase R$ 60 milhões movimentados em negócios no ano passado, quando foram realizadas mais de 300 reuniões em rodadas de negócios entre 33 empresas compradoras e 130 fornecedoras.
Fale Conosco
21