Transpetro e Mauá Jurong iniciaram negociações de preços na sexta-feira (10/03). As negociações serão iniciadas após a divulgação dos resultados de recursos apresentados e abertura dos envelopes de preços, que ocorrerá nesta terça-feira (14/03).
RedaçãoA Transpetro e o estaleiro Mauá Jurong iniciaram os negociações de preços dos navios de produtos a serem adquiridos pela estatal na sexta-feira (10/03). A negociação com os outros estaleiros será iniciada após a divulgação dos resultados de recursos apresentados e abertura dos envelopes de preços, que será realizada nesta terça-feira (14/03) em audiência pública na Transpetro.
O estaleiro Mauá Jurong foi o único a apresentar propostas para construir navios de produtos e, portanto, teve os envelopes de preços abertos na sessão de da comissão de licitação no dia 10 de fevereiro. Os valores propostos pela empresa são de ordem de US$ 85 milhões, por navio, enquanto os preços internacionais são de cerca de US$ 45 milhões, segundo havia informado o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na ocasião da Audiência Pública realizada em fevereiro.
A estatal estima que serão realizadas pelo menos 50 rodadas de negociações envolvendo os cinco logtes de encomendas para se chegar a preços segundo os quais os estaleiros brasileiros teriam condições de se tornarem competitivos com os maiores do mundo.
Os recursos foram apresentados pelos estaleiros eliminados: o Eisa Montagens e o Keppel Fels-Brasfels.
Entre os classificados, se mantêm, o consórcio Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Aker Promar e Samsung, de Pernambuco, para a construção de 10 Suezmax e 5 Aframax; o consórcio Rio Naval Grupo MPE, IESA, Sermetal e Hyundai, do Rio de Janeiro, para a construção de 10 Suezmax, 5 Aframax e 4 Panamax; o Mauá Jurong e Maric CSSC, do Rio de Janeiro, para a construção de quatro navios de produtos; e o estaleiro Itajaí, de Santa Catarina, para a construção de três gaseiros (GLP).
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