No próximo dia 27 de agosto, a Transpetro enviará as cartas convite relativas à licitação de oito gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Serão convidados 10 estaleiros brasileiros e 9 estrangeiros.
Agência PetrobrasNo próximo dia 27 de agosto, a Transpetro enviará as cartas convite relativas à licitação de oito gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Serão convidados 10 estaleiros brasileiros e 9 estrangeiros. A estatal espera receber as propostas técnicas e financeiras em outubro e assinar os contratos até o final do ano. Nesta licitação, estarão reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.200 m³, dois de 12.000 m³ e dois de 4.000 m³.
O programa prevê 26 navios na primeira fase e 23 na segunda, num total de 49. Em suas duas etapas, o Promef vai gerar 40 mil empregos diretos e os 49 navios encomendados somarão 4 milhões de toneladas de porte bruto (tpb). O consumo previsto de chapas grossas de aço para a fabricação dos navios será de 680 mil, sendo 440 mil na primeira fase e 240 mil na segunda.
A escala gerada pelas encomendas do programa da Transpetro mudou a face da indústria naval brasileira. O Brasil já tem a quinta maior carteira mundial de encomendas de petroleiros e há projetos de instalação de novos estaleiros em vários pontos do país. Além disso, o Promef está dinamizando a indústria de navipeças.
Fale Conosco
22