Evento

Transição energética: Noruega e Petrobras buscam fortalecer parceria

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/10/2023 17:29
Transição energética: Noruega e Petrobras buscam fortalecer parceria Imagem: Divulgação Visualizações: 919

Nesta segunda-feira (9/10), no evento “O papel de Noruega e Brasil na Transição Energética”, da Câmara de Comércio Brasil-Noruega, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reafirmou a importância de a companhia intensificar as parcerias com empresas norueguesas na área de transição energética e citou o país europeu como exemplo de atuação justa na área.

“A Noruega é um dos países bem-sucedidos em fazer a transição energética de maneira justa, sem deixar ninguém para trás, formando mão-de-obra, repensando empresas, transformando negócios antigos em modernos, e tornando-se líderes globais neste tipo de tecnologia. Estamos em busca de novas parcerias de forma intensiva nesses novos tempos”, afirmou Prates na abertura do encontro “O papel de Noruega e Brasil na Transição Energética”, no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

O presidente da Petrobras lembrou também que a Noruega é investidora no Fundo Amazônia, assim como a Alemanha, e defendeu que a Margem Equatorial pode ser beneficiada caso haja mudança no Legislativo que permita fazer contribuições associadas aos resultados da produção de petróleo e gás da região. “Devemos trabalhar para uma colaboração que, em tempo, nos permitirá esclarecer a opinião pública em geral a importância de desenvolver a margem equatorial de maneira correta com muita responsabilidade e ainda contribuir ainda mais para o Fundo Amazônia”, disse.

Prates comemorou ainda o fato de que a Noruega é o quinto país, em valores contratados, com mais negócios firmados com a companhia em 2022. Foram R$ 8,6 bilhões em novos contratos assinados, sendo R$ 18,7 bilhões em valores de contratos já vigentes e um total de 1.416 fornecedores cadastrados. Entre as principais categorias, estão o afretamento de embarcações, logística offshore, equipamentos e serviços submarinos, sísmica e serviços geofísicos, embarcações de acomodação, segurança e transporte.

A ministra de Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, afirmou que “a Petrobras tem um papel crítico na transição energética”. Anniken e Prates reuniram-se com a participação do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, para apresentar as iniciativas da Petrobras e estreitar relações entre a companhia e o país. Também esteve presente ao encontro o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud.

Além da Câmara de Comércio Brasil-Noruega, o evento foi uma iniciativa do Consulado da Noruega e da Norway Innovation, braço governamental de apoio ao desenvolvimento de empresas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20