OTC 2023

Transição Energética é foco da participação da Petrobras no terceiro dia na OTC

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
04/05/2023 12:46
Transição Energética é foco da participação da Petrobras no terceiro dia na OTC Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1836

O que a Petrobras já alcançou na descarbonização de suas operações e como a companhia se prepara tecnologicamente para atuar na economia de baixo carbono foram os temas das apresentações do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim (foto), e da gerente executiva do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes), Maíza Goulart, nesta quarta-feira (3/5), durante eventos na Câmara de Comércio Brazil-Texas (Bratecc) a na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston.
 
Tolmasquim mostrou como a Petrobras se tornou uma das empresas com menor emissão de gases do efeito estufa no mundo ao reduzir em 39% suas emissões absolutas entre 2015 e 2022. Destacou também os resultados de descarbonização da companhia no segmento de exploração e produção (E&P):
- A intensidade das emissões no segmento de E&P da Petrobras caiu pela metade entre 2009 e 2022;
- Os campos de Búzios e Tupi, no pré-sal, respondem por metade da produção da Petrobras e operam entre os mais descarbonizados do mundo, com cerca de 9 kgCO2e/boe, enquanto a média mundial é de 17,6 kgCO2e/boe.
- As emissões absolutas de metano caíram 55% entre 2015 e 2022.
 
Além disso, nesta última década, as energias renováveis se tornaram mais competitivas. Estudos da Lazard e da IHS Global Scenarios demostram que, entre 2009 e 2021, o custo da energia solar caiu 90% e o da eólica onshore caiu mais de 70%. Neste período, a capacidade gerada pela energia solar subiu de 21 GW para 837 GW e da eólica onshore, de 147 GW para 762 GW no mundo.
 
São dois movimentos importantes para o mundo alcançar emissões neutras em 2050. “A resiliência da produção de petróleo com baixo custo e baixas emissões vai assegurar os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável. Estamos atentos à diversificação do portfólio e preparando a empresa para o futuro”, destacou Tolmasquim.
 
Novas tecnologias para redução de emissões
A Petrobras desenvolveu uma tecnologia inédita na indústria mundial de petróleo e gás, capaz de remover o gás de alto teor de CO2 ainda no fundo do mar: é o chamado Hi-SEP. Desenvolvida e patenteada pela Petrobras, essa solução vai separar o gás rico em CO2 do petróleo, ainda no leito marinho, e reinjetar esse gás no reservatório, evitando sua emissão para a atmosfera e aumentando a eficiência do projeto. O campo de Mero 3 – localizado no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, Sudeste do Brasil – será o primeiro a utilizar a nova tecnologia.
 
“Essa inovação tem ainda potencial para reduzir a planta de processamento de gás da superfície, reduzindo o CAPEX (custos iniciais) e o OPEX (custos contínuos) do projeto, bem como a complexidade geral do FPSO. Sem dúvida, representará um divisor de águas para a indústria de O&G orientada para um futuro de baixo carbono”, disse a gerente executiva do Cenpes, Maíza Goulart.
 
Além do Hi-SEP, Maiza apresentou outra tecnologia de baixo carbono em desenvolvimento pela Petrobras: o “All Eletric”. A inovação se baseia na eletrificação de todos os sistemas de processamento nas novas instalações de superfície das plataformas de produção. O objetivo é aumentar a eficiência energética e a confiabilidade do FPSO, com redução líquida de emissões de CO2 em até 20%. Considerando outras tecnologias de descarbonização previstas nos novos projetos de plataformas, a redução das emissões pode chegar a 30%.
 
A configuração “All Eletric” será implantada pela primeira vez nas plataformas P-84 e P-85, que serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.
 
“Essas tecnologias geram alto impacto positivo em nosso desempenho, otimizando a produção, melhorando os resultados econômicos dos campos, enquanto reduzem a pegada de carbono desses projetos. Sabemos que temos que continuar resilientes na longa jornada para alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Por essa razão, temos investido em tecnologias, pois elas serão a chave para alcançar as ambições de um mundo de baixo carbono, com custo competitivo para a sociedade”, afirmou Maíza.
 
Campo de Mero

O campo de Mero é operado pelo Consórcio de Libra e liderado pela Petrobras – com participação de 40% - em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%), e CNOOC Limited (10%). O consórcio tem ainda a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), que exerce papel de gestora desse contrato.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.