Termelétricas

Trabalhos na UTE Pecém começam a ser retomados

Diário do Nordeste
23/03/2011 11:27
Visualizações: 867
A paralisação dos trabalhadores da Usina Termoelétrica Pecém (UTE Pecém) começa a perder força. Os funcionários do consórcio Mabe, responsável pela construção do projeto, de propriedade da EDP (Energias do Brasil) e MPX, deram início ontem à volta ao trabalho, conforme informações da assessoria de comunicação do empreendimento e de operários da obra.
 

No entanto, os prejuízos inferidos sobre o investimento e o atraso no prazo de entrega da usina ainda não foram estimados. A negociação a respeito das reivindicações, oficialmente, também não ocorreram até o momento. "Entrou todo mundo hoje lá na obra, mas só bateram o ponto e ficaram parados, sem fazer nada", revelou um funcionário da Enesa, uma das associadas do consórcio Mabe.
 

Segundo o mesmo funcionário, empregados de outras empresas, como a Integral, tinham voltado a trabalhar, mas não os da Enesa.
 

Sem manifestação
 
 
Com mais uma manifestação marcada para a manhã de ontem na portaria da UTE Pecém, em São Gonçalo do Amarante, os trabalhadores entraram normalmente nas instalações da obra e não se reuniram em protesto em frente à portaria, como no dia anterior (segunda-feira, 21). 
 

O único representante classista presente, do Sindicato dos Metalúrgicos, informou à reportagem que o ato havia sido cancelado e que os líderes dos grevistas estavam em Fortaleza negociando o fim da paralisação. Procurado, Ailton Silva, à frente do movimento, optou por não dar informações sobre o resultado da reunião, nem precisou quem eram os participantes da conversa. Segundo os sindicatos dos trabalhadores do empreendimento, os líderes da paralisação não têm vínculo com as entidades.
 

Prejuízos
 
 
O estado de greve na obra da UTE, em São Gonçalo, completa hoje oito dias. Na pauta de demandas dos trabalhadores do local, são reivindicados 20% de aumento salarial para todos os funcionários da usina, além de melhores condições de trabalho. 
 

O consórcio Mabe, consultado mais uma vez ontem, informou à reportagem, através de sua assessoria de imprensa, que as respostas aos protestos serão explicitadas, assim como a estimativa dos prejuízos com a paralisação, depois da volta dos empregados ao trabalho.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23