Energia especial

Trabalhadores da Itaipu vão passar por curso de reciclagem

Cerca de 360 trabalhadores da Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, vão passar por um curso de reciclagem sobre a norma regulamentadora número 10 (NR 10), desenvolvido e executado por equipe do SENAI em Joinville. A atualização ajudará a manter o ambient

Redação/ Agências
24/06/2010 10:33
Visualizações: 193

Cerca de 360 trabalhadores da Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, vão passar por um curso de reciclagem sobre a norma regulamentadora número 10 (NR 10), desenvolvido e executado por equipe do SENAI em Joinville. A atualização ajudará a manter o ambiente de segurança na empresa, uma vez que o curso trata das regras de segurança em serviços de eletricidade definidas na norma.

 

O curso será oferecido na modalidade a distância, utilizando a tecnologia do ambiente virtual e a experiência do SENAI de Santa Catarina nessa modalidade de ensino. Além de 16 horas de qualificação a distância, os trabalhadores da Itaipu também vão passar por 8 horas de aulas presenciais, quando vão contextualizar o conteúdo do curso à realidade da hidrelétrica. As aulas presenciais serão executadas por colaboradores do SENAI do Paraná, utilizando o programa definido pela equipe catarinense.

Segundo o diretor adjunto do SENAI em Joinville, Raphael Geremias, uma das principais vantagens para a empresa na contratação do curso a distância é a possibilidade de cada colaborador definir seu próprio ritmo de aprendizado e planejar sua agenda de estudos dentro da rotina diária. Com isso, a qualificação não ocupa os trabalhadores em tempo integral nem afeta os processos da empresa.

O SENAI/SC possui experiência em cursos sobre a NR 10 e outras NR's, tendo atendido empresas como Eletrobrás, Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Suzano, Marisol e a própria Itaipu. Conforme exigência da NR10, a cada dois anos é necessário o trabalhador realizar a reciclagem. A proposta do curso de reciclagem é desenvolver um curso integrado, reciclando os conhecimentos em "Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade" (Básico) e "Segurança no Sistema Elétrico de Potência" (Complementar).

No desenvolvimento dos projetos de Educação a Distância, o SENAI/SC leva em consideração a necessidade das empresas. Para customizar as formações, as equipes de educação a distância estudam as características do cliente, analisando os valores organizacionais, os processos internos, escolaridades dos colaboradores, entre outros aspectos.

Equipes multidisciplinares são envolvidas nos processos de desenvolvimento dos cursos, que utilizam linguagens textuais e visuais para acelerar o processo de ensino e aprendizagem. Ao final, verifica-se o aprendizado alcançado e as competências desenvolvidas para averiguar se o aluno está apto a aplicar o conteúdo ensinado no dia-a-dia da indústria.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.