EUA

Total deixa maior lobby petrolífero dos EUA por divergências sobre o clima

Reuters, 15/01/2021
15/01/2021 21:57
Visualizações: 445 (0) (0) (0) (0)

A francesa Total se tornou nesta sexta-feira a primeira grande empresa global de energia a deixar o principal lobby da indústria de óleo e gás dos Estados Unidos por divergências em relação às políticas climáticas e ao apoio do grupo à flexibilização de regras de exploração.

A Total disse que não vai renovar seu status de membro do Instituto Norte-Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) em 2021, após uma revisão das posições climáticas do lobby, que foram descritas como apenas “parcialmente alinhadas” com as da Total.

A saída da empresa do API, o mais poderoso grupo de lobby de óleo e gás dos EUA, ocorre antes de mudanças radicais nos rumos políticos norte-americanos, com o presidente eleito Joe Biden prometendo combater as mudanças climáticas e levar o país a emissões líquidas zero até 2050.

O movimento pressiona as concorrentes europeias da Total, a BP e a Shell, a seguir o exemplo, após resistirem à medida no passado.

Ele também ressalta a diferença cada vez maior entre as principais companhias de energia da Europa, que no ano passado aceleraram seus planos para reduzir emissões e ampliar os negócios em energias renováveis, e as rivais norte-americanas Exxon Mobil e Chevron, que têm resistido arduamente à pressão de investidores pela diversificação dos negócios.

A Total disse que está deixando o API devido ao apoio do grupo industrial, no ano passado, à reversão das regulamentações dos EUA sobre as emissões de metano —um potente gás de efeito estufa—, além de visões divergentes sobre como determinar o preço do carbono, algo visto como fundamental para a redução das emissões, e a falta de apoio do lobby aos subsídios a veículos elétricos.

“Como parte de nossa ambições climáticas tornadas públicas em maio de 2020, estamos comprometidos em garantir, de forma transparente, que as associações setoriais das quais fazemos parte adotem posições e mensagens alinhadas às do grupo no combate à mudança climática”, disse o presidente-executivo da Total, Patrick Pouyanné.

O API é reconhecido por suas práticas de segurança na indústria, que são consideradas os padrões globais. No passado, petroleiras europeias apontaram o papel na formulação de padrões industriais como motivo para que seguissem no grupo.

O grupo agradeceu à Total por sua adesão, mas observou que não apoia subsídios para a energia, afirmando que eles distorcem os mercados.

“Acreditamos que os desafios ambientais e energéticos do mundo são grandes o suficiente para que muitas abordagens distintas sejam necessárias para resolvê-los, e nos beneficiamos de uma diversidade de pontos de vista”, disse o API.

BP e Shell não estavam imediatamente disponíveis para comentários. Em nota, a norueguesa Equinor disse que até o ano passado seguia membro do API, apesar de algumas divergências em relação às políticas climáticas, mas que atualmente está reavaliando suas associações.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Negócio
Vallourec finaliza a aquisição da Thermotite do Brasil
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 28%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
Campos Marginais
Medidas Fiscais com Impacto Desproporcional às Operadora...
04/06/25
Biometano
Gasmig abre chamada pública para aquisição de biometano ...
03/06/25
QAV
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de co...
03/06/25
IBP
Posicionamento do IBP sobre receitas extras com petróleo
03/06/25
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22