Agroind
A Agrícola Rio Galhão planeja implantar usina de açúcar e de etanol em Mateiros, em Tocantins, na região denominada Jalapão, que compreende também os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, com uma área total de 34 mil km².
Segundo Sérgio Bueno, diretor da empresa, a proposta é implantar uma usina com possibilidade de gerar 3 mil postos de trabalho. O início da construção depende do término de pesquisa já empreendida com cana-de-açúcar.
A Rio Galhão mantém pesquisa, em que patrocina o Instituto Agrônomico (IAC), da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, sobre desenvolvimento de variedades da planta em Mateiros. No total, incluindo soja e milho, são 2,4 mil hectares em fase de cultivo.
“Os primeiros testes já mostraram uma boa adaptação da cana, mas os resultados finais vão nos dar exatidão quanto às variedades mais indicadas”, pontua Bueno, em entrevista à assessoria de imprensa do governo do Tocantins.
Fale Conosco
22