China

Titãs do refino da China planejam compra conjunta de petróleo

Bloomberg , 29/06/2020
29/06/2020 13:15
Visualizações: 778 (0) (0) (0) (0)

Gigantes estatais de refino da China avaliam formar um grupo para comprar petróleo em conjunto, o que pode aumentar seu poder de barganha e evitar disputas de ofertas.

Executivos do alto escalão da China Petroleum & Chemical, PetroChina, Cnooc e Sinochem estão em negociações avançadas para finalizar os detalhes do plano, disseram pessoas a par da iniciativa, que não quiseram ser identificadas. A proposta ganhou apoio do governo central chinês e de relevantes reguladores do setor, disseram as pessoas.

Para começar, o grupo pretender fazer ofertas em conjunto para determinados tipos de petróleo da Rússia e da África no mercado à vista, disseram as fontes.

Embora não esteja claro como a cooperação vai evoluir, o grupo representa refinarias que importam mais de 5 milhões de barris de petróleo por dia.

O volume é quase 20% da produção total da Opep, o que tornaria o grupo o maior comprador de petróleo do mundo, em teoria.

Publicidade

A iniciativa — discutida pela primeira vez em 2019 — ganhou força neste ano, já que a pandemia de coronavírus levou a Opep e aliados a fazerem cortes históricos na produção para recuperar o controle do mercado.

Epicentro original da pandemia, a China foi a primeira grande economia a reabrir e o consumo de combustíveis de transporte e industriais do país agora está quase nos níveis pré-vírus.

Com a recuperação em forma de V, nos últimos meses refinarias estatais e independentes do país passaram a comprar petróleo russo e brasileiro no mercado à vista, elevando os preços.

As refinarias estatais podem fazer ofertas em conjunto para cargas russas ESPO já no próximo mês em um período experimental, disseram as pessoas.

O grupo pode se expandir para permitir a participação de processadoras não estatais no futuro — incluindo refinarias independentes, conhecidas como bules de chá, na província de Shandong — disseram.

O departamento de mídia da Sinopec não quis comentar o assunto quando foi contatado na sexta-feira, enquanto a PetroChina não pôde responder imediatamente.

E-mails enviados à CNOOC e à Sinochem não foram respondidos. Nenhum representante respondeu imediatamente às mensagens de fax para a Administração Nacional de Energia e para a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Ao se unir, o grupo chinês espera ter mais voz e poder de barganha sobre os volumes e preços do petróleo comprado, disseram as pessoas.

Se for bem-sucedido, o grupo será a mais recente iniciativa de compras conjuntas no setor de commodities da China. Em 2003, as principais fundições de cobre, como Jiangxi Copper e Tongling Nonferrous Metals formaram um grupo para a compra de concentrado de fornecedores estrangeiros para fábricas associadas.

Conhecido pela sigla CSPT, o grupo agora é formado por mais de 10 fundições em todo o país e responde por mais de 80% das importações chinesas de concentrado de cobre.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.