Pelo quarto ano consecutivo, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), leva empresas de Tecnologia da Informação (TI) para a OTC. Nos últimos anos, a tecnologia brasileira para o setor de petróleo e gás, principalmente na área offshore, vem crescendo, se aprimorando e, justamente por isso, ganhando um maior reconhecimento no exterior. A projeção mundial gerada pela descoberta da camada do pré-sal, a expansão da exploração onshore, as novas demandas impostas pelo conteúdo local e a expertise nacional na exploração de petróleo em águas profundas colocaram o Brasil em evidência no cenário mundial, abrindo oportunidades para a realização de bons negócios.
“O objetivo do evento é promover a integração das empresas, proporcionando um ambiente favorável à criação de parcerias estratégicas e estimulando o intercâmbio tecnológico e comercial”, explica Gustavo Omar Miguelez, consultor da Softex, responsável pela organização da participação brasileira.
“Nossa presença na OTC é importante não apenas para conferir maior visibilidade às nossas companhias e aos diferenciais competitivos presentes em suas soluções, mas também para o mapeamento das oportunidades e demandas do mercado, bem como para a troca de experiências entre companhias de diversos países”, destaca Glaucia Chiliatto, gerente-executiva Internacional da Softex.
Oito empresas compõem a delegação brasileira na OTC 2013: Aquamet, especializada em prestação de consultoria na área de meteorologia e hidrologia; Dinamus, focada em soluções de business intelligence, innovation management e supplier development para o segmento de petróleo e gás; FiberWorks, especializada no desenvolvimento de soluções de fibras ópticas; K&D, dedicada ao desenvolvimento de projetos baseados em sistemas RFID (identificação automática por sinais de rádio); Módulo, com atuação centrada em soluções para Governança, Riscos e Compliance; PHDSoft, especializada em tecnologia de gestão de integridade e manutenção de estruturas para o setor petrolífero; STA Holding, desenvolvedora de soluções de business intelligence e gestão de relacionamento com o cliente (CRM); e Zoom Out, agência com foco na elaboração de estratégias de comunicação para organizações do setor de petróleo e gás. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica a indústria nacional de TI no exterior.
Durante a OTC, já estão confirmadas reuniões com empresas integrantes das delegações da Noruega, Estados Unidos, e Reino Unido e também rodadas de negócios com companhias canadenses. No ano passado, a OTC contou com 2.500 expositores e recebeu mais de 80 mil visitantes.