Serviços Ambientais

Testes recentes provam que a tecnologia de estator de placa de circuito impresso para geradores de energia eólica é mais confiável e oferece melhor desempenho

PRNewswire LATAM
11/10/2013 08:00
Visualizações: 346

LOUISVILLE, Colorado, 11 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- Boulder Wind Power (BWP) anunciou hoje que os resultados dos testes mais recentes da sua tecnologia patenteada de estator de placa de circuito impresso (printed circuit board – PCB) revelam uma nítida vantagem em termos de resistência e durabilidade da isolação em comparação com a isolação de geradores de energia eólica tradicionais. Além de um desempenho melhor, o peso menor e o design modular de um estator de PCB da BWP diminuem significativamente os custos de operação e manutenção, e aumentam a produção de energia. 

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20131007/CG92394)

Placas de circuito impresso têm sido amplamente utilizadas como estatores de gerador em várias aplicações pela CORE Innovation (CORE), desenvolvedora da tecnologia de estator de placa de circuito impresso. A CORE começou a desenvolver as PCBs para estatores de gerador no início dos anos 2000 para serem usadas em motores de velocidade variável para equipamentos de jardinagem, mas desde então tem aumentado constantemente o tamanho e o escopo dessas aplicações. " A CORE Outdoor Power Equipment, empresa associada à CORE Innovation e à Boulder Wind Power, entrega anualmente 50.000 a 100.000 unidades de produtos elétricos profissionais,  incluindo aparadores de grama, sopradores de folhas, e cortadores de grama", explicou Lincoln Jore, presidente da CORE OPE. "Dada a confiabilidade da tecnologia de PCB e a ampla aplicação em vários geradores e motores de velocidade variável, desenvolvemos unidades de até 750 kW, e temos vários outros produtos em nossa linha de projetos."   

Desde sua fundação, em 2009, a Boulder Wind Power fez avanços significativos na tecnologia de PCB para uso em aplicações severas de energia eólica. Explorando novas técnicas no processo de fabricação, obteve um aumento da densidade de cobre da bobina na placa de circuito impresso e melhor desempenho do sistema. Além disso, a BWP investiu mais de US$1 milhão em equipamento de teste de última geração na sua sede em Louisville, Colorado, onde engenheiros estão testando os estatores de PBC para avaliar o desempenho sob cargas mecânicas e elétricas extremas – tudo isso tendo como objetivo garantir 25 anos de durabilidade para os estatores de PCB nas condições de operação mais adversas. 

"Nossa tecnologia de PCB patenteada usa processos comprovados, que são padrão na indústria, e que resultam em uma uniformidade sem igual do sistema de isolação e condutor, enquanto evita  os processos tradicionais e variáveis de fabricação de enrolamentos de gerador que dependem de mão de obra especializada", afirmou Paulo Guedes-Pinto, Vice-Presidente de Engenharia da BWP. "O design modular permite a substituição do tipo 'plug and play' de PCB na torre, sem guindaste, o que diminui bastante o tempo de interrupção das operações e os custos com Operação e Manutenção."

O diretor executivo da BWP, Andy Cukurs, acrescentou: "As placas de circuito impresso têm sido usadas em aplicações críticas, como equipamentos eletrônicos médicos e aeroespaciais desde que foram desenvolvidas na década de 40. Usamos as lições aprendidas nessas aplicações rigorosas, aplicamos e refinamos os processos estabelecidos, como a CORE Innovation tem feito com sucesso, e continuamos aprimorando a tecnologia para ser usada no setor de energia eólica, o que permite que a BWP introduza tecnologia de alto valor que melhora significativamente o desempenho e a confiabilidade do gerador."    

A BWP concluiu recentemente testes de alta tensão nos seus estatores de PCB, comparando a isolação do estator de PCB com os sistemas tradicionais de isolação com fita de mica em bobinas pre-moldadas. Os resultados sugerem que a isolação em um estator de PCB duram de 80 a 100 vezes mais que a isolação com fita de mica, sob as mesmas condições de tensão dielétrica. A BWP aponta as seguintes vantagens do estator PCB como razões para sua excepcional confiabilidade.  

Ao contrário da fabricação convencional de enrolamentos, o processo de fabricação de PCB é automatizado e praticamente independente da experiência ou habilidade do operador. As cabeças de bobina do enrolamento da PCB são suportadas integralmente pela isolação da PCB, sem descontinuidade entre a seção reta e as cabeças de bobina. Isso elimina as tensões mecânicas que ocorrem tipicamente nos enrolamentos convencionais, principalmente na seção em que as bobinas emergem do núcleo de ferro. As forças eletromagnéticas que atuam nos condutores da bobina têm melhor suporte e transmissão através da estrutura da PCB. O sistema de isolamento é quase homogêneo e usa o laminado epóxi FR4 que encapsula completamente todo o enrolamento, incluindo as cabeças de bobina. Os materiais isolantes possuem coeficientes de expansão térmica semelhantes, o que reduz substancialment as tensões de origem térmica nos condutores e na PCB em geral. Há um gradiente de temperatura mínimo entre os condutores de cobre e o fluido de resfriamento em comparação com os geradores convencionais, em que a temperatura nas bobinas de cobre é muito mais alta que o núcleo de ferro circundante e o fluido de resfriamento. "Melhorar a confiabilidade e o rendimento do gerador é importante para o setor de energia eólica porque ele compete com as fontes tradicionais de energia", disse Cukurs. "Incorporar avanços tecnológicos no gerador é um elemento importante para melhorar a confiabilidade e rentabilidade da energia eólica – principalmente em países com requisitos rigorosos de energia renovável e para aqueles que buscam fontes mais limpas de geração de energia."   

Para obter mais informações, favor contatar: 

Byron Boone, 1-303-630-1443,

byron.boone@boulderwindpower.com

Sobre a Boulder Wind Power

A Boulder Wind Power é uma companhia privada com sede em Louisville, Colorado, que desenvolveu tecnologia avançada para gerador de turbina eólica e tecnologia de conversão integral de energia para geração de eletricidade em escala comercial. A tecnologia de proxima geração da Companhia é mais simples, mais eficiente e tem manutenção menos onerosa que as outras opções de tecnologia de sistema de geração da turbina eólica. Os produtos da Boulder Wind Power permitem produzir eletricidade a um custo substancialmente menor que outras opções e competitivo com os custos de produção de energia com combustível fóssil. A Companhia fornece tecnologia para fabricantes de turbinas eólicas e seu gerador e componentes eletrônicos patenteados para serem incorporados aos seus produtos. Serviços de integração de turbina também são oferecidos, e permitem que os clientes da Boulder Wind Power desenvolvam e entreguem rapidamente turbinas eólicas de próxima geração incorporando o gerador e os componentes eletrônicos da Companhia.  

FONTE  Boulder Wind Power

FONTE Boulder Wind Power

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.