Petrobras

Teste de Longa Duração inicia produção no reservatório de Farfan na Bacia Sergipe-Alagoas

Redação/Agência Petrobras
27/02/2020 15:57
Teste de Longa Duração inicia produção no reservatório de Farfan na Bacia Sergipe-Alagoas Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1961

A Petrobras iniciou, no último dia 22/2, o Teste de Longa Duração (TLD) de Farfan, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa sergipana. O TLD tem por finalidade avaliar o comportamento do reservatório em produção e as características do seu petróleo. As informações técnicas coletadas durante a fase de testes darão suporte para definir os próximos passos do projeto Sergipe Águas Profundas – Módulo 1 (SEAP 1), do qual Farfan faz parte. Nesta fase, a produção é iniciada em caráter de teste, sem fins comerciais.

O TLD de Farfan é o primeiro que será realizado em águas ultraprofundas no Nordeste, cujo poço está localizado em lâmina d’água de aproximadamente 2.500m, sendo o mais profundo que a Petrobras já colocou para produzir no Brasil. Os testes são importantes para comprovar a qualidade do reservatório e definir os futuros projetos de desenvolvimento da produção.

Durante o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), foram realizadas atividades de perfuração e sísmica que confirmaram a presença de óleo de excelente qualidade na região da Bacia de Sergipe-Alagoas.

Fases do TLD

O TLD de Farfan consiste de três fases: instalação, produção e desativação. Será implementado pela Petrobras, que é a empresa operadora da concessão BM-SEAL-11 com participação da IBV, parceira em 40% dessa concessão.

Para realização do TLD, o FPSO Cidade de São Vicente (foto) foi ancorado no final de 2019 na locação, em uma profundidade de 2.250 metros. A unidade possui uma planta de processamento que permite a separação entre as fases óleo, água e gás, bem como o tratamento e estabilização do óleo.

Na sequência, o poço 3-BRSA-1178D-SES (3-SES-176D) foi interligado ao FPSO Cidade de São Vicente por meio de linhas flexíveis. A produção média prevista durante a realização do TLD será de aproximadamente 7.000 barris de óleo por dia e 500.000 m3 por dia de gás associado, sendo uma parcela consumida como combustível no próprio FPSO.

O teste está previsto para durar cerca de 180 dias, com desmobilização planejada para o 2º semestre de 2020.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.