Nordeste

Termina nesta sexta (12/04) o prazo de chamada pública para aquisição de gás natural no Nordeste

Redação/Assessoria
12/04/2019 19:09
Visualizações: 218

A chamada pública coordenada para aquisição de gás natural, lançada pelas distribuidoras dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, mantém até a próxima sexta-feira (12) o prazo para recebimento da manifestação de interesse dos supridores.

Na região Sul do país, o resultado da chamada pública das distribuidoras da região foi considerado como um sucesso. O prazo de entrega das propostas terminou no dia 29 de março e foram recebidas 51 propostas, de 15 empresas diferentes, o que surpreendeu positivamente os dirigentes locais. Dentre as empresas que apresentaram propostas para as empresas do Sul estão seis players globais, três comercializadoras, três de gás de síntese/renovável e três de gás natural liquefeito small scale.

Com a chamada pública coordenada no Nordeste, que reúne as distribuidoras Algás, Bahiagás, Cegás, Pbgás, Copergás, Potigás e Sergás, o intuito é diversificar as fontes supridoras de gás natural e buscar preços mais competitivos para obter condições mais favoráveis de desenvolvimento e competitividade às indústrias da região. Nessa linha, as distribuidoras reforçam ainda mais o seu papel de expansão das redes de distribuição, buscando atender cada vez mais consumidores.

A região do Nordeste, fora do eixo Rio–São Paulo, possui o maior mercado do setor, o que pode atrair a atenção de diversos players nacionais e internacionais da cadeia produtiva do gás natural. Juntas, as distribuidoras da região somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Iniciada em agosto do ano passado, com uma primeira prorrogação em decorrência do lançamento da Tomada Pública de Contribuições (TPC) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, posteriormente, a partir das demandas dos players, a chamada pública da região Nordeste tem seu prazo para entrega de propostas iniciais se encerrando nesta sexta-feira (12).

Qualquer produtor, importador ou agente comercializador pode participar da chamada pública. Apesar de ser elaborada de forma coordenada, a ação não resultará numa compra conjunta de gás natural: cada companhia tem o seu próprio edital e realizará a aquisição de forma individual. As informações e os editais da iniciativa podem ser encontrados, em português e inglês, nos sites de cada distribuidora.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19