Política

Termina em impasse reunião de comissão que analisa mudanças em regras do pré-sal

Terminou sem acordo a eleição de presidente e relator da comissão especial.

Agência Brasil
06/08/2015 11:29
Visualizações: 678

Terminou sem acordo, sobre a eleição de presidente e relator, a instalação da comissão especial que analisará projeto de mudança nas regras do pré-sal, de modo a retirar da Petrobras o percentual mínimo de participação na exploração desses campos de petróleo.

Membros da comissão questionaram a presidência do senador Otto Alencar (PSD-BA), que alega ter sido indicado pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), quando ele determinou a criação da comissão. Há ainda questionamentos quanto à relatoria que inicialmente ficaria com o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) – relator do projeto no plenário do Senado.

Diante do impasse sobre as indicações, o senador Otto Alencar pediu que a assessoria da comissão providenciasse as fitas com a gravação de Renan fazendo a indicação de seu nome para a presidência e suspendeu a reunião até que a questão possa ser resolvida. Alencar também garantiu que manterá Ferraço na relatoria.

“É legítimo o presidente [da comissão] indicar o relator. O relator no plenário é o senador Ferraço. Considero uma descortesia defenestrá-lo da relatoria. Prefiro renunciar à presidência a retirá-lo da relatoria que já ocupa em plenário”, disse.

Para o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), não há motivos para pressa na apreciação do projeto, porque não há previsão de leilões de novos campos.

“Não é um projeto imediato, até porque não temos leilão de pré-sal este ano. Os próximos leilões não são de pré-sal, que ocorrerão somente no ano que vem. Temos tempo de olhar isso com muita tranquilidade, sem atropelo", explicou Amaral.

Para entrar no debate, entidades ligadas aos estudantes farão um ato no próximo dia 11 de agosto contra o projeto. Elas acreditam que as mudanças propostas pelo senador José Serra (PSDB-SP) resultarão em perda de recursos para a educação.

As associações estudantis e de docentes alertam que o Fundo Social é financiado com recursos arrecadados dos campos do pré-sal e 50% deles são destinados por lei à educação. Para elas, o setor pode deixar de receber até R$ 50 bilhões com as mudanças sugeridas pelo projeto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.