Apoio Offshore

TEPOR – Novo Terminal Portuário de Macaé tem licença ambiental aprovada

Assessoria/Redação
17/06/2016 13:13
TEPOR – Novo Terminal Portuário de Macaé tem licença ambiental aprovada  Imagem: Divulgação Visualizações: 868

Foi aprovada na última terça-feira (14 de junho) a licença prévia ambiental (LP) para a construção do TEPOR – Terminal Portuário de Macaé, o primeiro complexo privado de apoio logístico ao segmento de Petróleo & Gás da cidade. Com investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão, o empreendimento está sendo desenvolvido pelo Grupo EBTE Engenharia. A licença foi concedida pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), órgão colegiado vinculado à Secretaria Estadual de Ambiente do Rio de Janeiro,

O TEPOR será instalado em uma área de 400 mil metros quadrados no norte de Macaé, no bairro de São José do Barreto, em localização estratégica para atender a projetos de Exploração e Produção (E&P) instalados nas bacias de Campos e de Santos. Altamente especializado, o TEPOR contará, na parte marítima, com uma ponte de 1,6 mil metros de extensão, um quebra-mar e uma plataforma de apoio, onde serão construídos berços para atracação de embarcações de apoio offshore (supply boats).

As obras de construção do TEPOR terão início em 2017 e vão garantir a geração de mais de 1.100 empregos diretos e indiretos. O início da operação do Terminal Portuário está previsto para 2020, ajudando a consolidar um novo ciclo de crescimento para a região de Macaé e permitindo ganho de eficiência e redução de custos às empresas instaladas na cidade e em seu entorno.

Além disso, o projeto se mostra de suma importância para todo o estado do Rio de Janeiro, ao sinalizar novos investimentos que poderão alavancar a recuperação da economia fluminense. O potencial de geração de empregos diretos e indiretos na fase de operação do TEPOR é de 7,5 mil postos de trabalho, sendo 800 apenas na atividade de gestão do terminal portuário.

A EBTE Engenharia detém o controle acionário integral do TEPOR desde março deste ano. O projeto começou a ser estudado em 2012 e atualmente vem sendo conduzido exclusivamente pela EBTE Engenharia, por meio de uma empresa subsidiária, a BR-Rio Engenharia Especializada.

Diversificação dos negócios em estudo

Simultaneamente ao processo de licenciamento do TEPOR para a área de Petróleo & Gás, a Diretoria da EBTE Engenharia desenvolve estudos adicionais direcionados a uma possível diversificação dos segmentos de atuação do Terminal, com foco no apoio logístico ao mercado de combustíveis e movimentação de cargas em geral. A ampliação do escopo do projeto contribuiria ainda mais para a economia estadual e da cidade de Macaé, hoje muito dependentes das atividades da indústria de óleo e gás, possibilitando a atração de investimentos de outros segmentos econômicos para a região e para o estado.

O TEPOR integra um empreendimento intermodal conjunto do Grupo EBTE Engenharia, que contempla também a instalação do CLIMA – Complexo Logístico & Industrial de Macaé, loteamento de 6,3 milhões de m² dedicado à instalação de empresas e indústrias de variados setores econômicos. Projetado para ser instalado em uma área altamente estratégica, localizada na RJ-168, a principal via de acesso à cidade, a apenas quatro quilômetros da BR-101 e a cerca de cinco quilômetros da área urbana de Macaé.

O CLIMA contará com um sistema exclusivo de captação, adução e tratamento de água, unidades de tratamento de esgoto e até um helicentro para helicópteros de grande porte. Além disso, terá grande oferta de energia elétrica e disponibilidade de gás natural.

Sobre a EBTE Engenharia

A EBTE Engenharia é uma empresa com mais de 65 anos de existência, de propriedade de uma família oriunda de Macaé, atuando no ramo de Engenharia Pesada.

Trabalha há mais de oito anos para a TKCSA, executou diversas obras no Porto do Açu, em São João da Barra, para variadas empresas e no Porto Sudeste, em Itaguaí, atualmente sob controle da Impala Terminals, da Holanda, e da Mubadala Development Company, de Abu Dhabi. Ainda constam na carteira de clientes recentes empresas com Alstom, Rolls-Royce, Jotun e Super Via, dentre outras.

A EBTE Engenharia possui mais de 700 funcionários, e seu quadro gerencial-técnico é formado por profissionais de até 40 anos de experiência, além de jovens em início de carreira que, juntos, compõem uma equipe altamente capacitada.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19