Redação TN Petróleo/Assessoria
Mais um marco importante para a conclusão do Terminal Gás Sul (TGS) foi alcançado pelo consórcio formado por Tenenge e OEC nas obras em execução na Baía de Babitonga, em Santa Catarina: foram concluídas as soldas do gasoduto onshore, cuja extensão ultrapassa 32km, cortando os municípios de Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá.
Conhecida como equipe de ponteada, os soldadores vinham interligando as seções de dutos distribuídas ao longo do trecho do gasoduto para permitir que a tubulação fosse alinhada nas valas previamente escavadas.
De acordo com Marco Aurélio Barros, engenheiro e diretor de contrato responsável pela obra, a conclusão das soldas de linha obteve um índice de reparo de apenas 3,2%, o que mostra o nível de treinamento e excelência da equipe. “Já em relação à segurança, todo o trabalho foi realizado sem que houvesse acidente com afastamento, o que comprova o compromisso de todos os envolvidos com as questões de qualidade, saúde e meio ambiente, valores perseguidos pela Tenenge”, afirma.
A obra do TGS segue agora para as atividades finais onshore, que são as obras especiais, a exemplo de passagens sob rios e vias públicas, além dos testes hidrostáticos. “A conclusão de cada etapa dentro do prazo previsto e sem acidentes nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para atender ao desejo do nosso Cliente”, destaca Paulo Jorge Fernandes, engenheiro e Gerente de Produção do TGS.
Fale Conosco
21