Rio Pipeline 2013

Tenaris apresenta tubos de alta resistência para águas ultraprofundas

Produto visa reduzir custo e tempo dos projetos offshore.

Redação TN Petróleo/ Ascom Tenaris
25/09/2013 14:43
Visualizações: 207

 

A Tenaris, líder mundial de soluções tubulares para o mercado energético, está apresentando no seu estande na Rio Pipeline, as suas principais linhas de produtos para o setor dutoviário. Pensando na exploração de petróleo em águas ultraprofundas, a empresa desenvolveu tubos com alta resistência ao colapso, com espessura reduzida e tubos de aço mais leves, possibilitando reduzir o peso da coluna de tubos presa ao barco de lançamento, facilitando a viabilidade técnica e econômica do pipeline, além de reduzir o custo e tempo dos projetos. 
Um dos mais recentes projetos com participação da empresa é o primeiro Etanolduto brasileiro, que teve seu primeiro trecho inaugurado em agosto e para o qual foram fornecidos 209 km de Tubos de 24 polegadas. A empresa está em fase de fabricação de mais 145 Km de tubos de 20 polegadas, que serão aplicados na segunda etapa do projeto, ambas com aço Usiminas. 
Um dos diferenciais para essa segunda fase é que os tubos possuem 15 metros de comprimento, o que exige menos juntas em campo. Essa especificação reduziu significativamente os custos de instalação, criando um novo conceito de fornecimento que poderá ser aplicado nas fases seguintes. Outro produto criado pela Tenaris, em parceria com a Usiminas, é o Aço X65 Sour Service, próprio para ambientes altamente corrosivos, e que já foi aprovado pela Petrobras, que também participou do desenvolvimento do projeto.
 
 
Com esses investimentos, a empresa pretende atender às demandas por produtos com especificações técnicas cada vez mais rigorosas. Por isso, a companhia acaba de investir US$ 180 milhões em duas novas prensas para a fabricação de tubos, já instaladas na unidade produtiva de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O alto investimento permitirá a produção de tubos com espessura até 1,575 polegadas, voltados para os desafios da exploração e produção offshore. 

A Tenaris, empresa especializada em soluções tubulares para o mercado energético, apresenta na Rio Pipeline 2013 as suas principais linhas de produtos para o setor dutoviário. Desenvolvendo soluções para a exploração de petróleo em águas ultraprofundas, a empresa desenvolveu tubos com alta resistência ao colapso, com espessura reduzida e tubos de aço mais leves, possibilitando reduzir o peso da coluna de tubos presa ao barco de lançamento, facilitando a viabilidade técnica e econômica do duto, além de reduzir o custo e tempo dos projetos.

Um dos mais recentes projetos com participação da empresa é o primeiro Etanolduto brasileiro, que teve seu primeiro trecho inaugurado em agosto e para o qual foram fornecidos 209 km de Tubos de 24 polegadas. A empresa está em fase de fabricação de mais 145 Km de tubos de 20 polegadas, que serão aplicados na segunda etapa do projeto, ambas com aço Usiminas. Um dos diferenciais para essa segunda fase é que os tubos possuem 15 metros de comprimento, o que exige menos juntas em campo. Essa especificação reduziu significativamente os custos de instalação, criando um novo conceito de fornecimento que poderá ser aplicado nas fases seguintes.

Outro produto criado pela Tenaris, em parceria com a Usiminas, é o Aço X65 Sour Service, próprio para ambientes altamente corrosivos, e que já foi aprovado pela Petrobras, que também participou do desenvolvimento do projeto. Com esses investimentos, a empresa pretende atender às demandas por produtos com especificações técnicas cada vez mais rigorosas.

Para isso, a companhia anunciou investimentos de US$ 180 milhões em duas novas prensas para a fabricação de tubos, já instaladas na unidade produtiva de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Isto permitirá a produção de tubos com espessura até 1,575 polegadas, voltados para os desafios da exploração e produção offshore.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13