Refino

Tempestades expõem escassez na capacidade mundial de refino de petróleo

Reuters, 22/09/2017
22/09/2017 12:28
Visualizações: 1121 (0) (0) (0) (0)

O impacto devastador do furacão Harvey sobre as operações das refinarias de petróleo dos Estados Unidos neste mês e o desafio que compradores enfrentaram para preencher a lacuna na oferta de gasolina expuseram uma escassez de capacidade ociosa de refino ao redor do mundo.

Quase um quarto da capacidade de refino dos EUA foi paralisada pela tempestade neste mês, levando os preços da gasolina no país para máximas de dois anos, acima de 2 dólares por galão. Muitas unidades ainda estão lutando para retomar as operações normalmente, levando outras refinarias ao redor do mundo a aumentarem sua produção para preencher a lacuna.

Considera-se que o refino global opera com a capacidade máxima quando o nível de utilização chega a 85,5 por cento, o maior nível alcançado na era moderna, disse o chefe de economia de refino da BP, Richard de Caux.

Hoje o nível de utilização é de 83 por cento, disse ele durante o Platts Refining Summit em Bruxelas, sugerindo um colchão muito pequeno.

"A capacidade ociosa não está realmente lá", disse Dario Scaffardi, gerente-geral da refinaria italiana Saras. "Para o tanto que o consumo mundial está crescendo, a capacidade de refino não está tão grande assim."

A capacidade extra é necessária para atender a demanda quando as refinarias passam por manutenção ou enfrentam interrupções inesperadas. Uma reserva muito grande é demasiadamente custosa para as refinarias. Mas o furacão Harvey mostrou que o mundo pode não ter o suficiente.

A consultoria de energia FGE estima que a capacidade de refino ociosa, baseada em números oficiais ou de placas de identificação, é de 14 milhões de barris de petróleo por dia, abaixo de 18 milhões de bpd no início desta década.

Mas os números das placas de identificação podem ser enganadores, pois são baseados na capacidade de uma refinaria quando construídas ou remodeladas. Muitos não podem atingir esses níveis devido a baixos investimentos em anos. Portanto, a capacidade disponível real só pode ser uma fração de 14 milhões de bpd.

Por exemplo, as quatro refinarias da Venezuela funcionaram em níveis recordes de baixa este ano, pois não possuem peças sobressalentes. Unidades de refino no México, no Brasil e na Nigéria também sofreram com baixos investimentos por muitos anos.

Ao mesmo tempo, a demanda por petróleo e seus produtos está subindo, liderada pela China, Índia e as economias mais desenvolvidas.

"O que temos é um bom crescimento da demanda e, ... enquanto existem longas listas de projetos de refinaria, muitos deles não estão sendo implementados", disse Steve Sawyer, diretor de refinação da FGE.

Jogue-se o furacão Harvey na mistura e a falta de capacidade disponível torna-se cada vez mais evidente.

"Vamos assumir que as taxas de utilização da refinaria venezuelana saltarão repentinamente?" disse a firma Energy Aspects. "Ou vamos confiar nas refinarias em dificuldades da Nigéria para preencher a lacuna? Nenhuma dessas capacidades está disponível para o mercado atual".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.