Exportação

Tecon Rio Grande registra aumento de 96% nas exportações para o Catar

Redação TN Petróleo/Assessoria
05/01/2023 06:24
Tecon Rio Grande registra aumento de 96% nas exportações para o Catar Imagem: Divulgação Visualizações: 2057

A Wilson Sons, por meio do Tecon Rio Grande, praticamente dobrou as exportações para o Catar de janeiro a novembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Houve um aumento de 96% nos embarques de contêineres, impulsionados principalmente pelo frango congelado, que respondeu por cerca de 85% de todas as exportações de contêineres.

Somente para o frango processado, foram utilizados 495 contêineres refrigerados, ou 990 TEUs. Além do frango congelado, madeira, móveis e ovos são algumas das mercadorias exportadas para o Catar, totalizando 15.945 toneladas, ou 1.204 TEUs.

Segundo José Eduardo dos Santos, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), associação de avicultores do Rio Grande do Sul, além de outros fatores, a crescente demanda por frango congelado se deve à sua qualidade no cenário internacional. “Isso é reflexo da preferência pela avicultura brasileira, em especial a gaúcha, que está entre os três maiores exportadores e produtores do Brasil. Vemos demanda de países do Oriente Médio, da Ásia e da Europa, principalmente porque a gripe aviária vem se espalhando pelo mundo e isso acaba restringindo o fluxo comercial de outros países como o Catar”, explica Santos.

O executivo destaca ainda que a Copa do Mundo influenciou esses resultados, já que o número de consumidores na Ásia Continental aumentou consideravelmente. No entanto, Santos acredita que as oportunidades não acabaram com o fim do torneio. “A preferência por produtos brasileiros, como a carne de frango, é uma tendência que já vem sendo observada ao longo dos anos, já que o Brasil abasteceu não só o Catar, mas também muitos outros países vizinhos. Para nós, isso é muito positivo, pois nosso objetivo é continuar prospectando mercado e exportando aves da marca gaúcha para conquistar a fidelidade dos importadores”, afirma.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.