Ranking

Tecon ocupa 2a posição em volume de operações

O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) deixa o porto pernambucano na segunda posição nacional em volume de operações por cabotagem. De acordo com o CEO do Tecon, Sergio Kano, o terminal tem, hoje, capacidade operacional de 450 mil TEUs/ ano. “At&e

Folha de Pernambuco (PE)
09/06/2011 07:26
Visualizações: 1030
O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) deixa o porto pernambucano na segunda posição nacional em volume de operações por cabotagem. De acordo com o CEO do Tecon, Sergio Kano, o terminal tem, hoje, capacidade operacional de 450 mil TEUs/ ano. “Até o fim do ano, já deve chegar a 750 mil TEUS/ano”, dis­se. Pa­ra isso, até 2012, serão investidos cerca de R$ 100 milhões somente em operações nos pátios, pavimentação e e­quipamentos.
 
 
Sergio Kano explicou ainda que o mercado brasileiro de transporte de cargas em contêineres tem potencial para movimentar 1,2 milhão de TEUs anuais. Para se ter uma ideia do crescimento da operação em Pernambuco, Kano disse que o Tecon levou seis anos para atingir seu primeiro milhão de TEUs movimentados (entre 2002, quando o terminal come­çou a operar, e 2008). “Va­mos atingir nosso segundo milhão em julho e o terceiro milhão em menos de dois anos”, calculou.
 
 
 
Essa grande movimentação antecipa a implantação do novo terminal de con­têineres de Suape de 2014 para 2013, em uma área prevista de 38 hectares. Sobre is­so, Sergio Ka­no disse que o novo terminal se­rá necessário no futuro. “Não podemos ter uma autofagia, mas também não podemos per­der a oportunidade de crescer, ficando sufocados”. Suape não operava em cabotagem até 2000 mas, hoje, esse tipo de navegação representa cerca de 50% da movimentação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23