Ranking

Tecon ocupa 2a posição em volume de operações

O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) deixa o porto pernambucano na segunda posição nacional em volume de operações por cabotagem. De acordo com o CEO do Tecon, Sergio Kano, o terminal tem, hoje, capacidade operacional de 450 mil TEUs/ ano. “At&e

Folha de Pernambuco (PE)
09/06/2011 10:26
Visualizações: 696 (0) (0) (0) (0)
O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) deixa o porto pernambucano na segunda posição nacional em volume de operações por cabotagem. De acordo com o CEO do Tecon, Sergio Kano, o terminal tem, hoje, capacidade operacional de 450 mil TEUs/ ano. “Até o fim do ano, já deve chegar a 750 mil TEUS/ano”, dis­se. Pa­ra isso, até 2012, serão investidos cerca de R$ 100 milhões somente em operações nos pátios, pavimentação e e­quipamentos.
 
 
Sergio Kano explicou ainda que o mercado brasileiro de transporte de cargas em contêineres tem potencial para movimentar 1,2 milhão de TEUs anuais. Para se ter uma ideia do crescimento da operação em Pernambuco, Kano disse que o Tecon levou seis anos para atingir seu primeiro milhão de TEUs movimentados (entre 2002, quando o terminal come­çou a operar, e 2008). “Va­mos atingir nosso segundo milhão em julho e o terceiro milhão em menos de dois anos”, calculou.
 
 
 
Essa grande movimentação antecipa a implantação do novo terminal de con­têineres de Suape de 2014 para 2013, em uma área prevista de 38 hectares. Sobre is­so, Sergio Ka­no disse que o novo terminal se­rá necessário no futuro. “Não podemos ter uma autofagia, mas também não podemos per­der a oportunidade de crescer, ficando sufocados”. Suape não operava em cabotagem até 2000 mas, hoje, esse tipo de navegação representa cerca de 50% da movimentação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23