Inovação

Tecnologia brasileira pode ser usada para despoluir rios da Colômbia e do Peru

Autoridades e executivos dos dois países estão na capital carioca para conhecer os empreendimentos que utilizam a tecnologia desenvolvida pela DT Engenharia. O processo, que opera através do sistema FLOTFLUX®, é uma aplicação sequencial e em fluxo das técnicas de coágulo/floculação e flot

Redação
27/04/2012 15:53
Visualizações: 497 (0) (0) (0) (0)
A tecnologia empregada na cidade do Rio de Janeiro, através das Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) do ArroioFundo, em Jacarepaguá, do Flamengo, de Barra de Guaratiba, e o Piscinão de Ramos, pode despoluir também os rios na Colombia e no Peru.

Uma comissão de autoridades e executivos dos dois países está na capital carioca para conhecer e avaliar os empreendimentos, executados pela Fundação Rio-Águas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro.

As UTRs, assim como o Piscinão de Ramos, operam através do sistema FLOTFLUX®, processo de aplicação sequencial e em fluxo das técnicas de coágulo/floculação e flotação para melhoria de cursos e corpos d'água. Desenvolvido pela DT Engenharia, com dezenas de aplicações consagradas, é uma tecnologia exclusiva de tratamento de água, esgoto, rios e balneários, 100% nacional e inédita em escala mundial, com patente e marca registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A UTR do Arroio Fundo, que trata atualmente 1.800 litros por segundo, deságua na Lagoa da Tijuca erecebeu em julho a visita dos representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). A UTR faz parte do projeto de despoluição das lagoas da Barra da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá, compromisso do Caderno de Encargos das Olimpíadas de 2016.

Os integrantes da missão querem conhecer e entender o funcionamento das UTRs, para avaliar a possibilidade de aplicação da tecnologia nos rios das regiões que representam.

As UTRs operam basicamente em quatro etapas: 1) Retenção de resíduos sólidos, 2) Injeção de coagulantes e polímeros - Floculação, 3) Microaeração da massa líquida - Flotação e 4) Remoção e transporte de lodo flotado.

As metas do processo FLOTFLUX® são alcançadas pela alta redução de substâncias poluentes indicadoras de qualidade como os sólidos suspensos, coliformes, fósforo total, óleos, graxas e pela diminuição expressiva de parâmetros perceptíveis como a cor, a turbidez e o odor da água tratada. Como resultado da aplicação, tem-se o aumento da oxigenação das águas, fator fundamental para a preservação e a conservação da vida aquática.

Fazem parte da comissão Juan Fernando Gaviria, da Pieralisi MCA - Colombia; Miguel Angel Munar, diretor de aqueduto de Bogotá; Juan Bernardo Botero, diretor técnico de meio ambiente do Ministério de Meio Ambiente da Colômbia; e Luis Jairo Gaitán, diretor deáguas potáveis e tratamento de águas residuais de Caldas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Diesel comum e S10 apresentam uma variação aproximada de...
23/10/24
Evento
Restrição de geração renovável será debatida pela Echoen...
23/10/24
ONS
Novos projetos de transmissão entram em operação e ampli...
23/10/24
Sindigás
Sindigás promove o 12º Encontro do Fórum Permanente do G...
22/10/24
Descarbonização
Estudo do IBP indica tecnologias para descarbonizar indú...
21/10/24
Pré-Sal
ANP aprova estudos de novos três blocos exploratórios no...
21/10/24
SPE
Segurança Operacional é inegociável
21/10/24
Bahia
Novas obras farão retomar as atividades de construção na...
21/10/24
Energia Eólica
Hitachi Energy participa da Brazil Windpower para fortal...
21/10/24
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20