Artigo

Tecnologia a serviço dos portos brasileiros

Desde o dia 1º de setembro, quando o escaneamento dos contêineres de importação nos terminais alfandegados passou a ser obrigatório, ao menos uma irregularidade já foi detectada no Porto de Santos. O escaneamento já é uma tendência e a

Maxwell Rodrigues
26/09/2013 13:06
Visualizações: 634 (0) (0) (0) (0)
Desde o dia 1º de setembro, quando o escaneamento dos contêineres de importação nos terminais alfandegados passou a ser obrigatório, ao menos uma irregularidade já foi detectada no Porto de Santos. Um contêiner declarado como vazio à Receita Federal foi descoberto, pelos equipamentos, com carga em seu interior.

Embora nem todos os terminais ainda possuam escâneres, o que os obriga a compartilhar equipamentos dos terminais próximos, e muitos ajustes com relação às despesas e investimentos estejam em discussão, é inegável que o uso da tecnologia contribuirá para a melhor operação e fiscalização dos serviços portuários brasileiros. O escaneamento já é uma tendência e a automação se faz cada vez mais presente nos portos do mundo inteiro.

O Brasil ainda está caminhando neste sentido e muito precisa ser feito em termos de infraestrutura para que os portos se tornem mais produtivos e competitivos internacionalmente. Ao mesmo tempo, os terminais brasileiros perceberam que a imposição legal corresponde à necessidade de se investir em melhor produtividade e a automação já se torna uma realidade no cenário nacional.

O primeiro passo para se automatizar um terminal, como parte dos investimentos previstos em lei, é a utilização da tecnologia que já está sendo implementada em grandes terminais brasileiros e que também merece destaque é o OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres, em livre tradução).

Com uma variedade de aplicações em sistemas de carga, transporte e logística de tráfego, automação e segurança, o OCR pode ser instalado nos gates de entrada dos terminais, por exemplo, permitindo a identificação do motorista e do veículo, do número do contêiner que ele estiver transportando e, em seguida, transmitir as informações que liberam o acesso dos veículos e cargas de acordo com o sistema de agendamento. Além disso, o sistema faz a inspeção eletrônica de avarias, oferecendo imagens e vídeos, garantindo a integridade da carga transportada. Estas informações são integradas ao sistema do terminal e transformam a movimentação da carga internamente mais segura além de mais ágil.

No gate out, todas as condições para se permitir a saída da carga também são pré-validadas, assim como o reconhecimento do motorista, caminhão e carga, inspeção do contêiner e pesagem automática.

Os principais terminais do Porto de Santos já contam com gates automatizados e novos players em todo o país deverão adotar este sistema, que contribui, inclusive, para acelerar a entrada dos caminhões nos terminais.

Mais uma vez reforço a redução de tempo e processos que a tecnologia possibilita, garantindo uma melhor produtividade, não só para as empresas que administram os terminais, mas também para fornecedores e compradores das cargas. Não podemos pensar em solucionar apenas o problema de acesso aos portos, que também deve ser uma preocupação, mas precisamos estar atentos às condições estruturais dos terminais para impulsionar o desenvolvimento da atividade portuária.

O investimento que se iniciou por obrigações legais, tem mostrado que há oportunidades para fazer mais com estas tecnologias. Se bem dimensionadas, os operadores logísticos irão aumentar a segurança, assertividade dos processos, acuracidade das informações, velocidade na transmissão de eventos e fatos que interessem aos seus clientes e principalmente redução de custos no médio prazo, à medida que a automação diminui gargalos operacionais. Os terminais que já contam com estas tecnologias estão vivendo na prática o que em outros países já é uma realidade e um modelo a ser seguido com eficácia comprovada.


*Maxwell Rodrigues - vice-presidente da HTS no Brasil. A HTS Hi-Tech Solutions é reconhecida mundialmente como líder em OCR (Optical Character Recognition) e em tecnologia para reconhecimento de caracteres.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22