O Pipeline Simulation Interest Group (PSIG), uma das mais importantes organizações técnicas do setor de dutos no mundo, concedeu o prêmio de primeiro lugar em avanço tecnológico aos técnicos da GL Noble Denton, Henry H. Rachford, Jr. e Richard G. Carter. Os especialistas receberam este prêmio devido ao excelente trabalho na área de otimização de gasodutos em condições instáveis. O prêmio foi entregue ontem (13), durante a 41º reunião do grupo, em Bonita Springs, na Flórida.
"Henry e Richard fizeram notáveis contribuições para o desenvolvimento de técnicas de simulação numérica, fico feliz por este reconhecimento", disse John Wishart, presidente da GL Noble Denton.
Depois de se formar em engenharia química pela Rice University (localizada na cidade de Houston, estado do Texas) e pelo Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (localizado em Cambridge, Massachusetts, nos EUA), Henry H. Rachford Jr. teve uma brilhante carreira durante 60 anos no setor petróleo e gás natural. Ele passou 15 anos como pesquisador associado da empresa Humble Oil & Refining, antecessora da Exxon, onde participou da criação do renomado método Alternating Direction Implicit (ADI) - método implícito de direções alternadas, resolução numérica de sistema de equações, onde cada intervalo de tempo é subdividido em dois semi-intervalos. Em seguida, mudou-se para Rice University, onde atuou por 17 anos como professor de matemática e ciências exatas no Departamento de Matemática Aplicada e Computacional.
Em 1969, fundou com Todd Dupont a empresa DREM, especializada em simulação hidráulica de asodutos em tempo real. Desde 1986, quando a Stoner Associates comprou a DREM, ele trabalhou para Stoner, e seus sucessores Advantica e GL Noble Denton, como principal conselheiro técnico.
Dr. Richard G. Carter é pesquisador sênior Lead na Noble Denton GL, e professor adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e Computacional da Rice University de Rice. PhD em matemática aplicada pela Rice University, tem 30 anos de experiência em computação científica, e trabalhou durante os últimos 18 anos na indústria de petróleo e gás, com Stoner Associates, Advantica e GL Noble Denton.
Sua experiência anterior inclui trabalhos com a McDonnell Douglas na NASA Johnson Space Center, em consultoria com a Schlumberger para a solução de problemas mal-colocados inverso; o trabalho em algoritmos híbridos para otimização numérica durante um pós-doutorado na Rice University; com algoritmos robustos para otimização numérica com presença de ruídos, na simulação da NASA Langley Research Center, e pesquisa em Argonne National Laboratories, divisão da MCS.
Pipeline Simulation Interest Group (PSIG):
O PSIG é um grupo independente, administrado por um conselho executivo que opera de maneira informal e que, atualmente, conta com diversos membros representantes das maiores companhias de gás e óleo, dentre consultores especializados e pesquisadores no mundo todo.
GL Noble Denton:
A GL Noble Denton é um novo fornecedor de serviços técnicos que surgiu recentemente com nova identidade corporativa, voltado para o setor do petróleo e do gás natural, com um amplo conjunto de serviços que associa a Noble Denton, antiga consultora de serviços marítimos e em alto mar, com a divisão de petróleo e gás natural da GL. A GL Noble Denton faz parte do Grupo GL e emprega atualmente mais de 2.900 especialistas técnicos e operacionais, em mais de 54 escritórios em todo o mundo.