O presidente do Syndarma, Bruno Lima Rocha, reiterou a importância de se solucionar o problema da falta de mão de obra na marinha mercante, em palestra proferida no Congresso Internacional Navegar 2011, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, em Porto Alegre.
Bruno falou do aquecimento do mercado nacional, fruto dos investimentos feitos pelas empresas de navegação em novas embarcações e do forte desenvolvimento dos setores de óleo e gás, com a descoberta de novos campos de petróleo e, em breve, da produção das reservas do pré-sal. A flexibilização Resolução Normativa 72 e a utilização com mais frequência da Resolução Normativa 80 foram citadas como soluções de curto prazo para acabar com a atual carência.
O presidente enfatizou, ainda, a implantação do Pro REB como solução para a competitividade da marinha mercante brasileira e a consequente consolidação da cabotagem no país. O assunto começou a ser discutido no último ano do Governo Lula e foi interrompido pela campanha eleitoral.