Finanças

Suzano Petroquímica pretende fazer oferta neste ano

Valor Econômico
25/10/2004 03:00
Visualizações: 76

A Suzano Petroquímica pretende fazer sua oferta secundária de ações ainda nesse ano, disse o diretor financeiro da companhia, João Pinto Nogueira Batista. Segundo ele, o Itaú BBA é a instituição que trabalha com a companhia nesta "fase de reposicionamento estratégico", mas não será o único banco a coordenar a operação. Devem ser ofertadas cerca de 7% das ações.
A meta é atingir, no mínimo, 25% do capital em livre circulação - hoje são 18,4% -, para atingir a exigência da Bovespa para as empresas que fazem parte do Novo Mercado. Um dos obstáculos, no entanto, é o fato de que 100% das ações ordinárias, com direito a voto, está em poder do grupo de controle. E, para constar nesta listagem da bolsa, a empresa deve ter apenas ações ON em mercado.
Do total de ações, incluídas as preferenciais, 57% estão nas mãos da controladora Suzano Holding e 24,6% com outras empresas do grupo. Segundo o executivo, como se trata de uma distribuição secundária - de papéis que já existem - parte dos 5,8% em poder da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, poderá entrar na oferta. Mesmo sem pertencer ao grupo de controle, a fatia de ações da Previ praticamente não tem negociações diárias. "A Suzano Holding será o principal vendedor, que poderá investir o valor da venda até em outros setores em que atua, como papel e celulose", diz Nogueira.
Entre as medidas para aumentar a atratividade das ações da petroquímica, a Suzano anunciou na sexta-feira a aprovação da entrada no Nível 2 de governança corporativa pelo seu conselho de administração. Foi convocada uma assembléia geral para 18 de novembro com objetivo de alterar o estatuto da companhia. "Após aprovadas as mudanças pelos preferencialistas, a empresa já pode assinar o termo de adesão ao Nível 2."
A petroquímica pretende oferecer o direito aos minoritários de 80% do valor conseguido pelo acionista majoritário por ação em caso de venda do bloco de controle. O Nível 2 exige apenas 70% do chamado "tag along". Além disso, a companhia quer transformar o conselho fiscal em órgão permanente.
A companhia está ampliando também sua política de dividendos, de 25% do lucro líquido ajustado para 30%, e está extingüindo a vantagem de 10% que os donos de ações PN tinham nas distribuições de lucros em relação às ON (todas do grupo de controle hoje).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19