Biomassa

Suzano Papel e Celulose anuncia investimento no setor de energia renovável

Além dos investimentos em celulose e biotecnologia já anunciados ao mercado, a Suzano Papel e Celulose comunica hoje a criação da Suzano Energia Renovável, que marca a entrada da empresa no mercado de biomassa para geração de energia.

Redação
29/07/2010 18:37
Visualizações: 192
Além dos investimentos em celulose e biotecnologia já anunciados ao mercado, a Suzano Papel e Celulose comunica hoje a criação da Suzano Energia Renovável, que marca a entrada da empresa no mercado de biomassa para geração de energia. A nova empresa atuará na produção de pellets de madeira (wood pellets) para exportação e tem planos de crescimento ambiciosos e inovadores, já que nasce para ser a líder mundial no mercado de pellets para energia. 
 

O negócio de biomassa para energia é parte importante dos planos de crescimento da Suzano, potencializa suas competências e consolida sua vocação florestal. O investimento está em linha com seu processo de revisão estratégica, que estudou as tendências globais, avaliou profundamente seus ativos, competências e oportunidades para o futuro.
 

A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos. A União Européia se destaca neste cenário por estabelecer metas agressivas e incentivos para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis na sua matriz energética e a energia renovável a partir de biomassa terá um papel importante neste contexto. Por se tratar de partículas desidratadas e prensadas de madeira moída com elevado valor energético, os pellets se apresentam como a forma mais eficiente de transportar biomassa para energia a longas distâncias.
 

A Suzano, que conta com quase quatro décadas de experiência em gestão florestal, vem obtendo sucesso nos últimos três anos no desenvolvimento experimental de florestas de eucalipto para o mercado de energia. Tal manejo se baseia na seleção de clones específicos, com maior concentração de lignina, plantio de mais árvores por hectare, e em um ciclo reduzido de colheita (entre dois e três anos), que se traduz em alta capacidade produtiva e competitividade de custos. Este manejo florestal dedicado à produção de pellets para energia dará à Companhia a oportunidade de replicar sua competitividade do mercado global de celulose para este novo negócio.
 
 
Com investimento total de aproximadamente US$ 800 milhões, a Suzano Energia Renovável investirá em três unidades produtoras de pellets de madeira no Nordeste brasileiro com capacidade de 1 milhão de toneladas cada e início de operação entre 2013 e 2014, e contará com serviços de gestão florestal prestados pela Suzano Papel e Celulose. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13