SPE

Sustentabilidade da indústria de óleo e gás

Começa amanhã o SPE Brazil Sustainability Symposium 2025.

Beatriz Cardoso, assessoria SPE
15/04/2025 00:14
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 922 (0) (0) (0) (0)

A indústria de Óleo & Gás e de Energia se reúne mais vez para discutir temas que são cruciais para a sustentabilidade de suas operações: começa amanhã (15) a segunda edição do 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱- https://sbs2.spebrasil.org/. Promovido pela SPE Seção Brasil, o eventoque se realiza nos dias 15 e 16 de abril,  no Rio de Janeiro, reúne representantes de operadoras e empresas da cadeia produtiva, entidades reguladoras e universidade.

"A cadeia produtiva de óleo e gás, de operadoras e fornecedores de bens e serviços a entidades, reguladores e academia vão aprofundas temas já debatidos na edição de 2022 e discutir os desafios enfrentados para reduzir emissões e descarbonizar as operações. Com sessões sobre CCUS, descarbonização, transição energética justa, teremos a oportunidade de avançar em uma discussão que é crucial para a sustentabilidade da nossa indústria”, destaca Priscila Moczydlower, diretora de Sustentabilidade da SPE Brasil e chair do Comitê Executivo do simpósio.

A solenidade de abertura do 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱, que será conduzida por Jaime Naveiro, gerente de P&D na área de Transição Energética e Sustentabilidade do Cenpes/Petrobras, terá a participação da vice-presidente de Renewables Business Development da Equinor, Letícia Andrade, da diretora Técnica da PPSA, Tabita Loureiro, e da gerente Executiva da área de Clima e Descarbonização na Petrobras, Viviana Coelho. "Essa sessão reflete a relevância desse evento, que reunirá representantes de vário segmentos da cadeia produtiva de óleo e gás. Todos os que atuam nessa indústria tem um papel crucial para que possamos avançar na construção da sustentabilidade desse setor, que terá forte protagonismo na transição e segurança energética bem como no desenvolvimento socioeconômico sustentável do país como um todo", salienta Naveiro.

Durante dois dias, palestrantes de diversas organizações vão conduzir os debates sobre temas como eficiência energética, descarbonização, tecnologias emergentes para operações de baixo carbono, como a de captura e armazenamento de carbono (CCUS), transição energética, divididos em cinco sessões. No último dia será realizada a solenidade de entrega do primeiro Gaia Award Brazil.

“Discutir sustentabilidade no setor de óleo e gás é não apenas necessário, mas urgente. Nosso papel é trazer toda a cadeia produtiva para o centro dessa conversa, buscando soluções que conciliem desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e justiça social. Eu costumo dizer que acredito em diversificação energética, mais do que em transição. Precisamos de uma matriz energética plural, com diferentes fontes convivendo de forma inteligente e sustentável. O evento de amanhã é um convite à reflexão coletiva sobre como o setor pode contribuir para esse equilíbrio, com responsabilidade e inovação”, conclui a presidente da SPE Brazil Section, Anna Paula Lougon.

Promovido pela SPE Seção Brasil e SPE Gaia 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 Program,  o 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱 tem o patrocínio da Equinor (diamond), Galp e PRIO (gold), e da TN Petróleo (Midia).

Windsor Guanabara Hotel
Av. Pres. Vargas 392 – Centro – Rio de Janeiro

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23