SPE

Sustentabilidade da indústria de óleo e gás

Começa amanhã o SPE Brazil Sustainability Symposium 2025.

Beatriz Cardoso, assessoria SPE
14/04/2025 21:14
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1253

A indústria de Óleo & Gás e de Energia se reúne mais vez para discutir temas que são cruciais para a sustentabilidade de suas operações: começa amanhã (15) a segunda edição do 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱- https://sbs2.spebrasil.org/. Promovido pela SPE Seção Brasil, o eventoque se realiza nos dias 15 e 16 de abril,  no Rio de Janeiro, reúne representantes de operadoras e empresas da cadeia produtiva, entidades reguladoras e universidade.

"A cadeia produtiva de óleo e gás, de operadoras e fornecedores de bens e serviços a entidades, reguladores e academia vão aprofundas temas já debatidos na edição de 2022 e discutir os desafios enfrentados para reduzir emissões e descarbonizar as operações. Com sessões sobre CCUS, descarbonização, transição energética justa, teremos a oportunidade de avançar em uma discussão que é crucial para a sustentabilidade da nossa indústria”, destaca Priscila Moczydlower, diretora de Sustentabilidade da SPE Brasil e chair do Comitê Executivo do simpósio.

A solenidade de abertura do 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱, que será conduzida por Jaime Naveiro, gerente de P&D na área de Transição Energética e Sustentabilidade do Cenpes/Petrobras, terá a participação da vice-presidente de Renewables Business Development da Equinor, Letícia Andrade, da diretora Técnica da PPSA, Tabita Loureiro, e da gerente Executiva da área de Clima e Descarbonização na Petrobras, Viviana Coelho. "Essa sessão reflete a relevância desse evento, que reunirá representantes de vário segmentos da cadeia produtiva de óleo e gás. Todos os que atuam nessa indústria tem um papel crucial para que possamos avançar na construção da sustentabilidade desse setor, que terá forte protagonismo na transição e segurança energética bem como no desenvolvimento socioeconômico sustentável do país como um todo", salienta Naveiro.

Durante dois dias, palestrantes de diversas organizações vão conduzir os debates sobre temas como eficiência energética, descarbonização, tecnologias emergentes para operações de baixo carbono, como a de captura e armazenamento de carbono (CCUS), transição energética, divididos em cinco sessões. No último dia será realizada a solenidade de entrega do primeiro Gaia Award Brazil.

“Discutir sustentabilidade no setor de óleo e gás é não apenas necessário, mas urgente. Nosso papel é trazer toda a cadeia produtiva para o centro dessa conversa, buscando soluções que conciliem desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e justiça social. Eu costumo dizer que acredito em diversificação energética, mais do que em transição. Precisamos de uma matriz energética plural, com diferentes fontes convivendo de forma inteligente e sustentável. O evento de amanhã é um convite à reflexão coletiva sobre como o setor pode contribuir para esse equilíbrio, com responsabilidade e inovação”, conclui a presidente da SPE Brazil Section, Anna Paula Lougon.

Promovido pela SPE Seção Brasil e SPE Gaia 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 Program,  o 𝗦𝗣𝗘 𝗕𝗿𝗮𝘇𝗶𝗹 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗮𝗶𝗻𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗦𝘆𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘂𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱 tem o patrocínio da Equinor (diamond), Galp e PRIO (gold), e da TN Petróleo (Midia).

Windsor Guanabara Hotel
Av. Pres. Vargas 392 – Centro – Rio de Janeiro

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.