acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia elétrica

Suprimento de energia no País e as perspectivas neste início do período chuvoso é avaliado pelo MME

07/11/2019 | 17h58

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou nesta quarta-feira (6), as condições de suprimento de energia elétrica no País e concluiu que, ao final de outubro, os armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas do país atingiram valores superiores aos verificados em 2018, com exceção do Sul. Em outubro, as precipitações observadas se mantiveram abaixo da média histórica, mas há previsão de aumento das chuvas nos próximos dias, indicando o início do período chuvoso.

Sobre a expansão da capacidade instalada de geração, foi ressaltada a entrada em operação da 17ª unidade geradora da UHE Belo Monte, com 611 MW, restando uma unidade geradora para o fim da motorização da usina, que será a maior hidrelétrica 100% brasileira, em termos de capacidade instalada.

Foi destacada também as condições de suprimento de energia ao Estado de Roraima, que tem sido atendido por geração termelétrica local, com monitoramento permanente da logística de suprimento de combustível pela rodovia BR-174, que liga Manaus/AM a Boa Vista/RR. Foi informado que desde o dia 04 de novembro de 2019 tem ocorrido bloqueios na rodovia, em trecho próximo a Boa Vista/RR, devido a manifestações locais, o que tem afetado o transporte de combustível na região. O MME enviará técnicos a Boa Vista/RR para acompanhar as condições de atendimento às usinas termelétricas.

Institucional

Informações Técnicas:

Condições Hidrometeorológicas: no mês de outubro, a precipitação ficou abaixo da média histórica em todas as bacias hidrográficas de interesse do SIN, com exceção das bacias dos rios Uruguai e Jacuí. Em relação à Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas. Nos próximos dias, há previsão de aumento das chuvas entre o norte da região Sul e o sul da região Sudeste, com valores acima da média nas bacias do Iguaçu, Grande, Paranaíba, Madeira e Paraná.

Energia Armazenada: no mês de outubro, foram verificados armazenamentos equivalentes de 22,3%, 39,5%, 38,4% e 29,6% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, e a previsão para o final do mês de novembro nesses subsistemas é de 17,0%, 28,4%, 32,6% e 20,0%.

Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em setembro foi de 895 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica, 16 km de linhas de transmissão e 862 MVA de capacidade de transformação. Em 2019, a expansão do sistema, até outubro, totalizou 5.940 MW de capacidade instalada de geração, 8.683 km de linhas de transmissão e 12.233 MVA de capacidade de transformação.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País. As definições finais sobre a reunião do CMSE de hoje serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgada conforme o regimento.



Fonte: Redação/Assessoria MME
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar