Jornal do Commercio - RS
A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) ampliará sua malha de fornecimento de gás natural para o município de Novo Hamburgo. As obras, estimadas em R$ 9 milhões, se iniciarão ainda neste mês. Serão construídos 15 quilômetros de rede canalizada desde a avenida Getúlio Vargas, em São Leopoldo, até a rua Joaquim Nabuco, em Novo Hamburgo.
O presidente da Sulgás, Antônio Goidanich, relata que, entre os planos da companhia para este ano, estão as expansões da rede e do fornecimento de gás natural para clientes residenciais e comerciais. Inicialmente, em Novo Hamburgo, a empresa pretende atender a demandas de indústrias, hospitais, comércio e postos de combustíveis. Um estudo preliminar aponta que a cidade apresenta um potencial de comercialização de 27 mil metros cúbicos ao dia, em um primeiro momento.
Cinco postos da região já manifestaram interesse em se tornar novos clientes da Sulgás para depois revender gás natural veicular (GNV). Se não houver empecilhos, as obras até Novo Hamburgo deverão ser concluídas até o final de 2009. Posteriormente, Goidanich diz que será possível ampliar a malha da Sulgás para municípios próximos como, por exemplo, Campo Bom.
Outra novidade para a Sulgás será a participação em um leilão de gás natural que será realizado pela Petrobras amanhã. A Petrobras oferecerá volumes de gás natural em contratos de curto prazo, firmados a partir de leilões eletrônicos. Esses acordos comerciais envolverão volumes para consumo em até dois meses, dentro do limite de disponibilidade da entrega de gás e a preços competitivos, frente ao óleo combustível.
Diferentemente dos acordos comerciais existentes, as novas modalidades contratuais terão prazo de entrega mais curto e duração pré-definida. O valor cobrado pelo gás natural será determinado em leilões de maior preço. Podem participar dos leilões de venda de gás natural as distribuidoras estaduais com as quais a Petrobras mantêm contrato de longo prazo. Serão oferecidos volumes de gás natural previstos nos contratos existentes com as distribuidoras e que, neste momento, não estejam sendo comercializados por essas companhias junto aos seus consumidores finais.
Goidanich argumenta que o leilão trará uma maior flexibilidade ao mercado. O dirigente comenta que existe hoje uma sobra de gás natural devido à redução do consumo de grandes clientes, impactados pela crise econômica mundial. O presidente da Sulgás explica que a empresa adquirirá gás da Petrobras e depois repassará a possíveis clientes que se interessarem pelo preço mais atrativo do produto.
A obra no Vale dos Sinos
> O projeto será realizado em quatro fases:
- Trecho 1
Inicia-se na BR-116 próximo à rua João Alberto, em São Leopoldo, e vai ao Posto Dom João Becker, em São Leopoldo.
Previsão de início: abril.
Trecho 2
Começa no Posto Dom João Becker e termina no Posto Imigrantes (na Simões Lopes esquina com a BR 116, em São Leopoldo).
A obra está aguardando liberação da Licença de Instalação da Fepam e a conclusão do processo licitatório para sua execução.
- Trechos 3 e 4
Entre Posto Imigrantes (na Nicolau Becker, 1340, em Novo Hamburgo) e City Gate de Araricá, serão implantados posteriormente.
Fale Conosco