A STX Pan Ocean, transportadora sul-coreana de granéis sólidos, anunciou ontem que fechou um contrato de 25 anos com a Vale, que entra em vigor a partir de 2011, para o transporte de minério de ferro para a China. O acordo é estimado em cerca de US$ 5,84 bilhões, o
Joral do CommercioA STX Pan Ocean, transportadora sul-coreana de granéis sólidos, anunciou ontem que fechou um contrato de 25 anos com a Vale, que entra em vigor a partir de 2011, para o transporte de minério de ferro para a China. O acordo é estimado em cerca de US$ 5,84 bilhões, ou 7,06 trilhões de wons, segundo o comunicado da STX às bolsas de Cingapura e de Seul, na Coreia do Sul, onde são negociadas as ações da empresa.
Em nota disponível em sua página eletrônica, a STX Pan Ocean explica que tinha o Brasil como alvo entre seis novos mercados e o reconhecimento da empresa coreana no Brasil facilitou a obtenção do mega-contrato. Para os coreanos, todos ganham com o acerto.
"A Vale precisava de um operador importante para prover carregamento estável durante um longo período de tempo e a STX Pan Ocean precisava de uma grande quantidade de carga para gerar novos lucros durante épocas de extrema recessão na indústria naval " , diz a nota.
A companhia informou que este é o maior contrato fechado em sua história. Num comunicado, o presidente da STX, Kim Dae-yoo, declarou que o acordo com a Vale pavimenta o caminho para contratos com outras grandes companhias. "O embarque do minério será no Brasil e o despacho, na China", diz o comunicado.
As ações da STX fecharam em queda de 3,6% na Bolsa de Seul, seguindo-se à disparada de 8,2% no pregão de anteontem. Em Cingapura, onde a bolsa ficou fechada na segunda-feira em razão de um feriado, as ações saltavam 7,8% às 4h52 (de Brasília).
Segundo os analistas, o contrato ajudará a impulsionar os resultados da companhia, que entrou no vermelho nos primeiros dois trimestres deste ano - seus primeiros resultados negativos desde o final de 2004. Pelo contrato, a STX pode transportar cerca de 5% da produção anual de minério da Vale, de 300 milhões de toneladas, segundo a corretora Mirae Asset Securities.
Fale Conosco