Shale Gas

Statoil fecha acordo com argentina YPF para exploração no campo de Vaca Muerta

Reuters, 25/08/2017
25/08/2017 21:33
Visualizações: 213

A petroleira norueguesa Statoil e a estatal argentina YPF anunciaram nesta sexta-feira que fecharam um acordo de exploração no campo de Vaca Muerta do país sul-americano, uma imensa área de hidrocarbonetos não convencionais.

A Statoil começará operações na Argentina com uma licença de exploração na área de Bajo del Toro, na província de Neuquen, onde o depósito de Vaca Muerta está localizado.

O acordo prevê uma participação de 50 por cento para a petroleira estrangeira, enquanto a parte restante fica nas mãos da YPF, segundo um comunicado.

"A Statoil reconhecerá à YPF os custos incorridos até agora no bloco e financiará 100 por cento de certas atividades que poderão se desenvolver no futuro", disse a YPF em um comunicado.

Uma fonte com conhecimento da operação disse que esse é o "passo inicial da negociação" e estimou que "o montante do investimento será similar a outros casos (em Vaca Muerta) e ficará em torno de 300 milhões e 500 milhões de dólares."

Vaca Muerta, uma formação do tamanho da Bélgica, é a esperança energética do país, porque com seu potencial como maior reserva de hidrocarbonetos não convencionais do planeta poderia ajudar a Argentina a reduzir as importações de combustíveis e melhorar suas contas fiscais.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13