Startups

Startups apoiadas pelo PIPE-FAPESP testam planos de negócio em treinamento

Redação/Assessoria Fapesp
15/10/2018 11:51
Visualizações: 1369 (0) (0) (0) (0)

A Breng, startup da área de engenharia mecânica, em São José dos Campos (SP), quer associar a tecnologia aeroespacial ao uso inteligente de recursos hídricos e, com isso, desenvolver um vaso sanitário a vácuo, sem a necessidade do uso de água.

Já a Genotyping Laboratório de Biotecnologia, de Botucatu (SP), pretende desenvolver um método rápido e sensível para isolar os microrganismos do sangue humano. A metodologia serve para diagnosticar infecções de fluxo sanguíneo (BSI) com muito mais rapidez e precisão que o teste em cultura de sangue que leva atualmente mais de cinco dias para ficar pronto.

As ideias se transforamaram em projetos de pesquisa submetidos – e aprovados – na fase 1 do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, de teste de viabilidade de uma proposta inovadora.

Até 7 de dezembro, as 21 startups participarão do 9º FAPESP PIPE High-Tech Entrepreneurial Training. Durante o treinamento, as empresas poderão testar a consistência de seus projetos e planos de negócios e farão, pelo menos, 100 entrevistas com possíveis clientes, usuários ou tomadores de opinião.

O treinamento tem como base o programa I-Corps, desenvolvido pelo acadêmico americano Steve Blank e usado nos Estados Unidos pela National Science Foundation. “A metodologia ensina o pesquisador a transferir os resultados de pesquisa em startups”, resume Flávio Grynszpan, membro da Coordenação da Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP e um dos coordenadores do programa.

Cada startup participante do treinamento – organizada em equipe com dois representantes – deve realizar em torno de uma centena de entrevistas com potenciais clientes, usuários, entre outros.

“O mantra deste treinamento é: ‘a verdade está na rua’. É importante ir a campo, ver, ouvir e aprender com o mercado. Isso porque a pessoa mais importante de um negócio é o cliente. E cliente não é necessariamente para quem se vende, mas quem precisa que um problema seja resolvido”, disse.

As equipes de cada startup são orientadas por mentores indicados pela FAPESP, capacitados na metodologia. Mentores são empresários com experiência de negócios e conhecimento do mercado que acompanham e orientam as equipes participantes do programa – sem qualquer custo para a Fundação.

De acordo com Grynszpan, em sete semanas de treinamento com o auxílio do mentor e das entrevistas, é possível descobrir se a ideia de negócio da startup vale a pena ou não.

“Uma coisa importante de contar para quem vai começar este treinamento é que a maioria das empresas muda a sua visão do negócio. É o que chamamos de pivotar. Quanto antes conseguirem definir se vale seguir em frente, desistir ou redefinir a proposta original, melhor ”, disse Grynszpan, com base na experiência de treinamento de 189 empresas que já participaram ou estão participando do programa.

O PIPE Empreendedor é coordenado por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, tendo Grynszpan, Marcelo Nakagawa e Hélio Marcos Machado Graciosa como adjuntos.

Mais informações: www.fapesp.br/pipe/empreendedor

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23