Parceria

SPIC Brasil e Cepel assinam parceria para desenvolver projetos de energia no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/11/2020 19:44
Visualizações: 1797

A SPIC Brasil, subsidiária brasileira da State Power Investment Corporation of China (SPIC), firmou hoje (26/11) um Memorando de Entendimentos (MoU) com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e o SNPDRI - o instituto de pesquisa de energia inteligente da SPIC na China. O objetivo é desenvolver um programa de troca de experiências na criação de projetos de energia, além de fortalecer a cooperação entre Brasil e China.

Devido à pandemia da COVID-19, a cerimônia para a assinatura do MoU foi realizada online nesta manhã e contou com a participação das autoridades Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, além do Chairman da SPIC, Qian Zhimin, do Presidente do Conselho da SPIC Brasil, Yuan Rui, do Chairman da SNPDRI, Xu Qia, da CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, do Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior e do Diretor Geral do Cepel, Amilcar Guerreiro.

Um dos projetos pilotos que já em discussão visa à integração/gerenciamento de sistemas (gás, aquecimento, água e energia elétrica) sob a ótica da geração/cogeração, armazenamento, gerenciamento do consumo e o uso de equipamentos mais eficientes para criar melhores resultados energéticos.

InstitucionalDe acordo com Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, a intenção é avaliar os projetos desenvolvidos no instituto de energia inteligente da SPIC na China sob a visão de implementação de soluções para o mercado brasileiro. "O projeto demonstrará a viabilidade do conceito de Smart Energy (Energia Inteligente) nos centros urbanos brasileiros e é projetado para ser um novo negócio da SPIC Brasil nos próximos anos", diz.

Além disso, o MoU também tem como premissa promover a cooperação entre universidades e centros de pesquisa em matéria de armazenamento de energia sobre "Energia Inteligente". "Queremos buscar oportunidades de implementação dessas soluções em instalações públicas. É também uma oportunidade de termos a SPIC Brasil com um grande cliente de projetos de P&D e de fomentarmos a inovação em nosso país", destaca Amilcar Guerreiro, Diretor Geral do CEPEL.

Sobre a SPIC Brasil

A SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China (SPIC), uma empresa global de geração de energia e projetos relacionados. No Brasil, isso se traduz pela união entre a experiência e a potência financeira de um grande grupo chinês e o pioneirismo australiano de mais de 20 anos de experiência em energia renovável. Atualmente, a SPIC Brasil opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, e dois parques eólicos na Paraíba. Emprega cerca de 150 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). A chinesa SPIC possui ativos totais de US$ 113 bilhões e uma capacidade instalada total de mais de 131 GW. Conta com mais de 140 mil colaboradores nos 41 países em que está presente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Especialistas alertam que instabilidade regulatória amea...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
27/10/25
Brandend Content
OTC Brasil 2025: o ponto de encontro global da indústria...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Etanol
Anidro sobe 1,07%, e hidratado avança 0,59%
27/10/25
OTC Brasil 2025
WPower Meeting celebra mais uma edição repleta de charme...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento exclusivo reúne grandes empresas, startups e líde...
24/10/25
OTC Brasil 2025
PRIO compartilha estratégias de negócio para campos madu...
24/10/25
OTC Brasil 2025
BRAVA Energia marca presença na OTC Brasil 2025, com des...
24/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 abre com foco em transição energética, i...
24/10/25
Pessoas
Luiz Carvalho é o novo CFO da Brava Energia
24/10/25
Oferta Permanente
Petrobras informa sobre resultado de leilão da ANP
24/10/25
Firjan
No horizonte 2035+, potencial energético do estado do Ri...
23/10/25
Pré-Sal
PPSA irá leiloar, em dezembro, primeira produção de petr...
23/10/25
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23