Biometano

SP avança no mercado livre de gás renovável

Redação TN Petróleo/Assessoria Arsesp
17/10/2023 06:13
SP avança no mercado livre de gás renovável Imagem: Divulgação Visualizações: 2051

O biometano é um gás renovável, sustentável e intercambiável com o gás natural. O Estado de São Paulo tem enorme potencial de produzir biometano, tendo em vista que ele pode ser obtido a partir de fontes do setor sucroenergético, de aterros de resíduos sólidos e de estações de tratamento de esgoto, sempre em sintonia com esforços de descarbonização.

Alinhada ao processo de transição da utilização de energias fósseis para energias renováveis, a Arsesp se mantém envolvida, quanto aos esforços de agentes públicos, privados e da sociedade como um todo, em prol do fomento de programas e ações de sustentabilidade que contemplem a utilização do biometano como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com destaque para o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Recentemente, a Arsesp publicou a Deliberação Arsesp nº 1.439, de 28 de agosto de 2023, que aprova o Termo de Utilização de Interconexão (TUI), celebrado entre a concessionária Comgás e a Raízen Geo Biogás Costa e Pinto, permitindo a ligação de uma planta de biometano à rede de distribuição de gás canalizado.

Tal planta, pertencente à Raízen Geo Biogás Costa e Pinto, tem capacidade para injetar, aproximadamente, 70.000m³/dia de biometano diretamente à malha de distribuição de gás da Comgás, para atender usuários cativos, livres e parcialmente livres. Os primeiros usuários livres ou parcialmente livres para negociar com o gás renovável da Usina Costa Pinto serão: a Yara Brasil Fertilizantes e a Volkswagen do Brasil.

Tais avanços só foram possíveis graças à regulação do mercado livre de gás no Estado de São Paulo implementada pela Arsesp, desde o ano de 2011, por meio das Deliberações Arsesp n° 230/2011, n° 231/2011, n° 263/2011, n° 296/2012, n° 297/2012, n° 430/2013 e n° 1.061/2020. E que se somam àquelas que dispõem sobre as condições de distribuição de biometano na rede de gás canalizado (Deliberações Arsesp n° 744/2017 e n° 1.342/2022).

Como resultado de todo esse envolvimento e empenho da Arsesp para desenvolver o mercado livre de gás canalizado no Estado, já foram autorizadas, ao todo, 30 empresas comercializadoras de gás, dois autoprodutores e, agora, com a aprovação da interconexão da Usina Costa Pinto à rede de distribuição, foram concretizadas as primeiras operações de compra e venda de biometano, envolvendo dois usuários livres para negociar diretamente gás renovável.

Além disso, a Arsesp – a partir de contribuições recebidas de todos os agentes envolvidos e da sociedade, por meio de tomada de subsídio na forma de questionário divulgado digitalmente – abrirá Consulta Pública ainda neste mês de outubro para apresentar a proposta de nova deliberação, visando tornar o mercado de gás de São Paulo cada vez mais efetivo, dinâmico e simplificado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.