<P>Após 62 anos, pode sair do papel o projeto de construção de um túnel subaquático ou ponte entre as duas margens do porto de Santos</P><P>Sessenta e dois anos depois da assinatura do plano regional de Santos, a construção de um túnel subaquático ou ponte entre as duas margens do porto de ...
Valor EconômicoApós 62 anos, pode sair do papel o projeto de construção de um túnel subaquático ou ponte entre as duas margens do porto de Santos
Sessenta e dois anos depois da assinatura do plano regional de Santos, a construção de um túnel subaquático ou ponte entre as duas margens do porto de Santos pode sair do papel. Esta semana o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, deve apresentar ao governador José Serra (PSDB) documento com os primeiros estudos do projeto para ligar Santos a Guarujá. A decisão sobre a obra deve ocorrer ainda neste ano.
O custo do túnel submerso está calculado em cerca de R$ 450 milhões, para uma extensão de mil metros, dos quais 400 metros ficariam abaixo do leito do estuário. Os números da Dersa sobre o movimento de veículos pela balsa que hoje faz a ligação entre as duas margens atesta a necessidade da obra. Em 2008, foram quase 13 milhões de veículos.
O crescimento do porto nos últimos anos foi tão rápido que as autoridades já pensam em mais duas obras, uma na Ponta da Praia e outra saindo do sistema Anchieta-Imigrantes, junto ao bairro da Alemoa, em direção à margem esquerda do porto, nas proximidades da Rodovia Cônego Domenico Langoni.
Fale Conosco
22