Eletricidade

SP ainda tem 3.700 MW de energia elétrica para ser explorada em micro e mini CGHs

Total é equivale a da usina de Jirau. Uso de pequenas e micros centrais é bastante indicado para autogeração e cogeração em propriedades rurais e médios empreendimentos. Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores inter

Redação
12/07/2011 14:26
Visualizações: 395
O mapeamento georreferenciado cruzado com histórico de precipitações em todos os rios do estado de São Paulo concluiu que ainda há 3.700 MW de energia hidráulica remanescente com potencial de ser explorado no estado. Os dados foram colhidos pela Earth Resources Observation and Science, pertencente ao United States Geological Survey (USGS)

O anúncio foi feito durante o 2º Workshop “Potencial Hidrelétrico Remanescente do Estado de São Paulo” promovido pela Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Desse total o que efetivamente é possível de ser transformado em energia elétrica depende da individualização dos aproveitamentos e suas principais características, seguida de avaliação técnicoeconômica, trabalho que será conduzido pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas da Universidade Federal de Itajubá (CERPCH-Unifei), de Minas Gerais.

Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores interessados em desenvolver potenciais hidráulicos. Este trabalho será elaborado pela Fapepe - Fundação de apoio e Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifei.

O trabalho conta ainda com o apoio da Corporação Andina de Fomento - CAF, banco de desenvolvimento regional do qual o Brasil é acionista que pretende dispor, no âmbito da América Latina, de uma linha de crédito de US$ 30 milhões voltado para o incentivo dessas centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). As CGHs abrangem as micro (potência de até 100 Kw) e mini (de 100 Kw a 1000 Kw)  centrais hidrelétricas possuem algumas limitações comerciais, mas podem assumir grande atratividade na agroindústria.

Marco Antônio Mroz, subsecretário de Projetos de Energias Renováveis da Secretaria de Energia, destaca a necessidade de se mapear o potencial de energia hidrelétrica remanescente do estado pela importância que ela tem na autoprodução. “Um agricultor, ou um grupo de agricultores reunidos em um pool podem se valer de um projeto desses e susbstituir a energia comprada das concessionárias de distribuição”.

De acordo com Mroz, “por não ser difundida no Brasil, a autoprodução nessa faixa de potência ainda enfrenta barreiras institucionais e técnicas que os estudo em andamento também pretendem identificar e diagnosticar”.

Além de técnicos da USGS, da Secretaria de Energia e docentes da CERPCH-Unifei, o workshop teve a presença de Henrique Gross, subsecretário de Gás, Petróleo e Minerais, Maurício Garrón, executivo de energia da CAF, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), secretarias de estado, Cesp, Sabesp e associações representativas dos segmentos de PCHs e CGHs.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.