Eletricidade

SP ainda tem 3.700 MW de energia elétrica para ser explorada em micro e mini CGHs

Total é equivale a da usina de Jirau. Uso de pequenas e micros centrais é bastante indicado para autogeração e cogeração em propriedades rurais e médios empreendimentos. Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores inter

Redação
12/07/2011 14:26
Visualizações: 373
O mapeamento georreferenciado cruzado com histórico de precipitações em todos os rios do estado de São Paulo concluiu que ainda há 3.700 MW de energia hidráulica remanescente com potencial de ser explorado no estado. Os dados foram colhidos pela Earth Resources Observation and Science, pertencente ao United States Geological Survey (USGS)

O anúncio foi feito durante o 2º Workshop “Potencial Hidrelétrico Remanescente do Estado de São Paulo” promovido pela Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Desse total o que efetivamente é possível de ser transformado em energia elétrica depende da individualização dos aproveitamentos e suas principais características, seguida de avaliação técnicoeconômica, trabalho que será conduzido pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas da Universidade Federal de Itajubá (CERPCH-Unifei), de Minas Gerais.

Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores interessados em desenvolver potenciais hidráulicos. Este trabalho será elaborado pela Fapepe - Fundação de apoio e Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifei.

O trabalho conta ainda com o apoio da Corporação Andina de Fomento - CAF, banco de desenvolvimento regional do qual o Brasil é acionista que pretende dispor, no âmbito da América Latina, de uma linha de crédito de US$ 30 milhões voltado para o incentivo dessas centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). As CGHs abrangem as micro (potência de até 100 Kw) e mini (de 100 Kw a 1000 Kw)  centrais hidrelétricas possuem algumas limitações comerciais, mas podem assumir grande atratividade na agroindústria.

Marco Antônio Mroz, subsecretário de Projetos de Energias Renováveis da Secretaria de Energia, destaca a necessidade de se mapear o potencial de energia hidrelétrica remanescente do estado pela importância que ela tem na autoprodução. “Um agricultor, ou um grupo de agricultores reunidos em um pool podem se valer de um projeto desses e susbstituir a energia comprada das concessionárias de distribuição”.

De acordo com Mroz, “por não ser difundida no Brasil, a autoprodução nessa faixa de potência ainda enfrenta barreiras institucionais e técnicas que os estudo em andamento também pretendem identificar e diagnosticar”.

Além de técnicos da USGS, da Secretaria de Energia e docentes da CERPCH-Unifei, o workshop teve a presença de Henrique Gross, subsecretário de Gás, Petróleo e Minerais, Maurício Garrón, executivo de energia da CAF, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), secretarias de estado, Cesp, Sabesp e associações representativas dos segmentos de PCHs e CGHs.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
Etanol
Hidratado sobe pela 6ª semana consecutiva; anidro também...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.