Eletricidade

SP ainda tem 3.700 MW de energia elétrica para ser explorada em micro e mini CGHs

Total é equivale a da usina de Jirau. Uso de pequenas e micros centrais é bastante indicado para autogeração e cogeração em propriedades rurais e médios empreendimentos. Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores inter

Redação
12/07/2011 14:26
Visualizações: 479
O mapeamento georreferenciado cruzado com histórico de precipitações em todos os rios do estado de São Paulo concluiu que ainda há 3.700 MW de energia hidráulica remanescente com potencial de ser explorado no estado. Os dados foram colhidos pela Earth Resources Observation and Science, pertencente ao United States Geological Survey (USGS)

O anúncio foi feito durante o 2º Workshop “Potencial Hidrelétrico Remanescente do Estado de São Paulo” promovido pela Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Desse total o que efetivamente é possível de ser transformado em energia elétrica depende da individualização dos aproveitamentos e suas principais características, seguida de avaliação técnicoeconômica, trabalho que será conduzido pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas da Universidade Federal de Itajubá (CERPCH-Unifei), de Minas Gerais.

Uma terceira etapa compreende a edição de um guia do empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores interessados em desenvolver potenciais hidráulicos. Este trabalho será elaborado pela Fapepe - Fundação de apoio e Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifei.

O trabalho conta ainda com o apoio da Corporação Andina de Fomento - CAF, banco de desenvolvimento regional do qual o Brasil é acionista que pretende dispor, no âmbito da América Latina, de uma linha de crédito de US$ 30 milhões voltado para o incentivo dessas centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). As CGHs abrangem as micro (potência de até 100 Kw) e mini (de 100 Kw a 1000 Kw)  centrais hidrelétricas possuem algumas limitações comerciais, mas podem assumir grande atratividade na agroindústria.

Marco Antônio Mroz, subsecretário de Projetos de Energias Renováveis da Secretaria de Energia, destaca a necessidade de se mapear o potencial de energia hidrelétrica remanescente do estado pela importância que ela tem na autoprodução. “Um agricultor, ou um grupo de agricultores reunidos em um pool podem se valer de um projeto desses e susbstituir a energia comprada das concessionárias de distribuição”.

De acordo com Mroz, “por não ser difundida no Brasil, a autoprodução nessa faixa de potência ainda enfrenta barreiras institucionais e técnicas que os estudo em andamento também pretendem identificar e diagnosticar”.

Além de técnicos da USGS, da Secretaria de Energia e docentes da CERPCH-Unifei, o workshop teve a presença de Henrique Gross, subsecretário de Gás, Petróleo e Minerais, Maurício Garrón, executivo de energia da CAF, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), secretarias de estado, Cesp, Sabesp e associações representativas dos segmentos de PCHs e CGHs.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23