Refino

Solução para refinarias Manguinhos e Ipiranga pode sair em 15 dias, afirma ministro

Agência Brasil
01/08/2005 00:00
Visualizações: 1210

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou hoje (01) que o governo deverá encontrar, em até quinze dias, uma solução para evitar que as refinarias de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Ipiranga, no Rio Grande do Sul, encerrem suas atividades ainda neste mês. Ambas as refinarias são controladas pela iniciativa privada e alegam que estão tendo prejuízos ao comprarem o petróleo a preços internacionais e vender os derivados a preços do mercado interno.
Silas Rondeau disse que há propostas em estudo, mas elas deverão ser submetidas à equipe econômica do governo. Ele citou como exemplo a que foi enviada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e que sugere o arrendamento temporário da refinaria de Manguinhos pela Petrobras. "Estamos estudando, mas a idéia é encontrar uma solução para que Manguinhos e Ipiranga continuem prestando seus serviços sem que necessariamente sejam incorporadas por A, B ou C", acrescentou o ministro.
O ministério também analisa a proposta dos representantes dos trabalhadores que prevê o uso da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), o imposto que incide sobre a importação de petróleo e seus derivados, para compensar os prejuízos financeiros alegados pelos donos das refinarias de Manguinhos e Ipiranga.
O ministro participou da posse do novo presidente da Eletrobras, Aloísio Vasconcelos, no Rio de Janeiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23